Desde que foram inventados os meios de comunicação passaram a estar presentes na vida da maioria da população informando e sobretudo influenciando, através da mídia nos hábitos da sociedade.
Os veículos e canais de informação trazem a todo instante propagandas com o intuito de manipular o consumidor a adquirir produtos muitas vezes desnecessários para sua vida cotidiana, e principalmente utilizam-se do jogo de ideias visto corriqueiramente nas novelas e filmes a fim de coagir o individuo[indivíduo] a fazer uso do mesmo vocabulário (muitas vezes[vírgula] vulgar e inadequado), induzindo também a adquirir certos desvios de conduta [vírgula]como a falta de respeito para com o próximo e a prática de golpes e trapaças. Os riscos atrelados ao mau uso de instrumentos de comunicação podem atingir toda população [vírgula]principalmente as que estão à mercê da falta do conhecimento ou as faixas etárias pouco experientes na hora de selecionar os conteúdos que poderão ser absorvidos.
Jovens e adolescentes são as principais vitimas [vítimas] da mídia[vírgula] visto que eles estão em fase de amadurecimento, não sabem bem como enfrentar situações. O pensamento muda sempre que a mídia lança mais uma novidade, novidade essa, nem sempre de acordo com o que os pais lhe ensinaram, e é nesse momento que cabe aos responsáveis interessarem-se pelas preferências dos filhos. Já que pai e mãe são os principais exemplos na construção do caráter dos adolescentes, cabe a eles o interesse pelos programas de televisão assistidos, pelo teor dos sites acessados e também pelos livros e revistas comuns a leitura dos filhos, a partir daí poderão vetar ou não o uso destes.
Dessa forma, será possível haver daqui alguns anos uma sociedade muito mais crítica e menos manipulada por qualquer que seja o meio de comunicação. Uma geração que se interesse em avaliar a credibilidade das fontes de informações transmitidas, capaz de se interessar apenas pelo que eleve e colabore cada vez mais para a formação do individuo como ser humano e social.
Comentários do corretor
Você apresenta ideias e questões em torno do tema proposto.Contudo, procure mobilizar argumentos plausívieis que validem seu ponto de vista. Evite períodos longos e atente-se às regras de uso da vírgula a fim de não prejudicar a construção de sentido de seu texto. Extrapole o senso comum!
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Conteúdo | Avalia se o texto corresponde às expectativas geradas pela proposta do tema. Assim como no vestibular, aqui a redação que fugir ao tema proposto será anulada | 1.5 |
Estrutura do texto | Avalia se o usuário consegue fazer uma boa utilização dos parágrafos e dos demais recursos de construção de texto | 1 |
Estrutura de ideias | Avalia se o usuário consegue organizar seu pensamento de forma a defender seu ponto de vista e permitir ao leitor a compreensão de seu texto | 1.5 |
Vocabulário | Avalia se o usuário consegue evitar a repetição de palavras durante o texto e compreendê-las, utilizando-as corretamente no que tange ao seu significado | 1.5 |
Gramática e ortografia | Avalia se o usuário escreve de acordo com as normas ortográficas vigentes no país. | 1 |
NOTA FINAL: | 6.5 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |