No período da República Militar brasileira, uma das principais medidas de repressão foi a censura [à] a imprensa. De fato,os presidentes da época sabiam que apenas restringindo o acesso a esse veículo de informação poderiam prosseguir com seu regime.Nesse sentido,vê-se que a mídia pode exercer grande influência no modo de vida da sociedade.
O mundo contemporâneo está sendo marcado pela intensa busca dos indivíduos por aprimoramento estético.Tal fato justifica-se porque,antes de mais nada,a televisão tenta padronizar a beleza ,exibindo diariamente comerciais com o objetivo de estipular o corpo ideal. Além disso,pessoas que não se encaixam em tal padrão sofrem preconceito no meio social. Daí, percebe-se a importância deste meio de comunicação na forma de viver da sociedade.
O sistema capitalista proporciona maior facilidade para obtenção de produtos e/ou serviços. Entretanto, as diversas propagandas televisivas estimulam a população ao consumismo exagerado. Em decorrência, torna os cidadãos compulsivos as compras ,o que muitas vezes resulta em distúrbios psíquicos quando não conseguem obter o desejado.Observa-se ainda que esta prática pode causar danos ambientais,pois é preciso várias embalagens para atender a demanda.Logo[vírgula] esta atitude da imprensa de fomentar o consumo causa prejuízos,pois segundo o ex-presidente de Medelin ,Colômbia[vírgula] Sérgio Fajardo"O problema não está em consumir,consumir é necessário,mas em colocar o consumo em primeiro lugar".
É imprescindível,portanto,que os canais de televisão selecionem melhor o conteúdo a ser apresentado,de modo a diminuir o estimulo [estímulo]a excessos das pessoas .Também é fundamental que usem o seu poder de persuasão para incentivar os cidadãos a mais trabalhos comunitários e preservação do meio ambiente .Só assim será possível priorizar os benefícios desse meio de comunicação.
Comentários do corretor
Você soube apresentar ideias e questões em torno da problemática imposta pelo tema. Para chegar à excelência, explore o recorte temático a ponto de extrapolar o senso comum.
Leia e produza sempre!
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Conteúdo | Avalia se o texto corresponde às expectativas geradas pela proposta do tema. Assim como no vestibular, aqui a redação que fugir ao tema proposto será anulada | 1.5 |
Estrutura do texto | Avalia se o usuário consegue fazer uma boa utilização dos parágrafos e dos demais recursos de construção de texto | 1.5 |
Estrutura de ideias | Avalia se o usuário consegue organizar seu pensamento de forma a defender seu ponto de vista e permitir ao leitor a compreensão de seu texto | 2 |
Vocabulário | Avalia se o usuário consegue evitar a repetição de palavras durante o texto e compreendê-las, utilizando-as corretamente no que tange ao seu significado | 2 |
Gramática e ortografia | Avalia se o usuário escreve de acordo com as normas ortográficas vigentes no país. | 1.5 |
NOTA FINAL: | 8.5 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |