A mídia informa e diverte. É um instrumento de grande importância para a sociedade moderna. Contudo, serve também para ditar comportamentos considerados prejudiciais para as pessoas, como: a cultura da informação sem questionamento e padrões estéticos “ideais”.
Pão e circo foram as forma[s] utilizada[s] por alguns Imperadores romanos para divertir o povo e, por conseguinte, diminuir as agitações sociais, na Antiguidade. O tempo passou e essa prática continua existindo, agora usa-se a televisão (Tv) para entreter e informar, com o objetivo de impor padrões as pessoas e evitar a insatisfação popular.
Essa prática é bastante latente na maneira que a população convive com os grandes temas de seu interesse. No Brasil, por exemplo, as denúncias de corrupção não mobilizam mais o povo a cobrar punição para os infratores, pois a cultura do “rouba mais faz ” [rouba, mas faz] é sustentada pela impunidade e omissão dos cidadãos. Neste sentido, nota-se que a sociedade, de maneira geral, é induzida pela mídia a adotar uma postura acrítica e, consequentemente, torna-se passiva diante de temas que possa[possam] leva [levar] a convulsões sociais.
Além disso, existe outro problema preocupante, o qual é atribuído a criação de um modelo de beleza “perfeito”, ou seja, as pessoas são influenciadas a consumir produtos com o intuito de adquirir um padrão estético definido pelos meios de comunicação de massa. Dessa forma, alguns jovens são cooptados a utilizarem anabolizantes ou tornarem-se anoréxicos.
Portanto, é indiscutível a relevância da mídia na atual conjectura, mas é preciso ressaltar que ela não é detentora da verdade, ou melhor, é somente mais um instrumento de informação e divertimento que produz comportamentos benéficos e prejudiciais, de acordo com os interesses dos donos das concessões de rádios e Tvs existentes pelo país.
Comentários do corretor
Você apresentou ideias em prol do tema proposto. No entanto, procure trabalhar mais a problemática imposta pelo tema, mobilizando argumentos plausíveis embasados em fatos, dados, análises, enfim, que enriqueçam seu projeto de texto. Atente-se às regras de concordância.Extrapole o senso comum.
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Conteúdo | Avalia se o texto corresponde às expectativas geradas pela proposta do tema. Assim como no vestibular, aqui a redação que fugir ao tema proposto será anulada | 1 |
Estrutura do texto | Avalia se o usuário consegue fazer uma boa utilização dos parágrafos e dos demais recursos de construção de texto | 1.5 |
Estrutura de ideias | Avalia se o usuário consegue organizar seu pensamento de forma a defender seu ponto de vista e permitir ao leitor a compreensão de seu texto | 1.5 |
Vocabulário | Avalia se o usuário consegue evitar a repetição de palavras durante o texto e compreendê-las, utilizando-as corretamente no que tange ao seu significado | 1.5 |
Gramática e ortografia | Avalia se o usuário escreve de acordo com as normas ortográficas vigentes no país. | 1 |
NOTA FINAL: | 6.5 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |