A informação esta [está] cada vez mais acessível com o advindo [advento] da tecnologia, todos os dias, somos bombardeados por diversas mídias que, em comum, tem [têm] o objetivo de nos vender alguma coisa. Por isso, a responsabilidade dos veículos de mídia é enorme, afinal uma marca forte pode influenciar uma quantidade significativa de pessoas tanto positiva como negativamente.
Um bom exemplo de influencia [influência] negativo[a] são as antigas mídias de cigarro. Na época em que eram veiculadas, incitavam o jovem a fumar, com a idéia de que o cigarro estava ligado à aventura, maturidade e saúde. Nos comerciais exibidos na TV ou em mídia impressa, imagens ligadas a esporte e juventude atraiam [atraíam] , principalmente adolescentes, a experimentarem o cigarro. Após alguns anos[vírgula] a propaganda de cigarro foi proibida no Brasil, depois de vários casos de doenças respiratórias provocado pelo uso contínuo do tabaco.
Sendo assim, foi observado que com a proibição da propaganda do tabaco houve uma queda significativa de usuários do produto, portanto[vírgula] os meios de comunicação têm um papel muito forte de influenciar as pessoas, ditando muitas das vezes a moda, culto ao corpo, onde os jovens mostram uma crescente preocupação com a imagem. É preciso que se tenha controle no que se veiculam na mídia, programas de televisão, revistas e jornais têm dedicado espaços cada vez maiores pra vender cosméticos, alimentação, vestuários, bebidas e outros produtos.
Portanto, cada mensagem deve ser analisada do ponto de vista crítico, evitando que os jovens sejam engolidos, cada vez mais pelo sistema econômico atual, para isso é preciso pais presentes na formação dos jovens, estabelecendo diálogo entre eles e cabe ressaltar também, que a responsabilidade dos veículos de comunicação refere-se, em parte, a educação de crianças e jovens.
Comentários do corretor
Você soube desenvolver um projeto de texto que abordou a problemática do tema. Para chegar à excelência, explore o recorte temático a ponto de extrapolar o senso comum. Atente-se às regras de uso da vírgula.
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Conteúdo | Avalia se o texto corresponde às expectativas geradas pela proposta do tema. Assim como no vestibular, aqui a redação que fugir ao tema proposto será anulada | 1.5 |
Estrutura do texto | Avalia se o usuário consegue fazer uma boa utilização dos parágrafos e dos demais recursos de construção de texto | 1.5 |
Estrutura de ideias | Avalia se o usuário consegue organizar seu pensamento de forma a defender seu ponto de vista e permitir ao leitor a compreensão de seu texto | 1.5 |
Vocabulário | Avalia se o usuário consegue evitar a repetição de palavras durante o texto e compreendê-las, utilizando-as corretamente no que tange ao seu significado | 1.5 |
Gramática e ortografia | Avalia se o usuário escreve de acordo com as normas ortográficas vigentes no país. | 1.5 |
NOTA FINAL: | 7.5 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |