No seculo [século] passado [vírgula] os avanços tecnológicos aumentaram a importância da mídia na sociedade e o novo milênio a traz cada vez mais inserida nos lares brasileiros. Junto a este crescimento tem surgido debates sobre a influência da mídia no comportamento.
Para melhor entender o papel da mídia, é necessário reconhecer que a sua maior fonte de renda é a propaganda, seja um anúncio no jornal ou o aparecimento de uma marca na cena de um filme. Como resultado, está na [no] interesse da mídia que sua audiência venha a desejar e gastar mais, porque assim será possível cobrar mais dos anunciantes. A cultura de consumerismo [consumismo] está estimulado através da construção de um ideal de vida vinculado ás [às] aspirações comuns de ser amado e ter sucesso, felicidade, beleza e popularidade e inserido em programas e publicações. Por exemplo, está implicado numa novela que, para ser feliz, é necessário ser amado, e que para isso é preciso ser bela. As [os] comerciais seguintes sugerem que isto será alcançado com a compra de um novo baton ou esmalte. Tais mensagens infiltram quase todas as áreas da mídia, de maneira aberta ou oculta.
Assim a mídia prega que todas as esperanças deviam estar colocados na obtenção de bens materiais. Isso tem contribuído á cultura de gratificação instantânea e a proliferação de dívidas que já foi uma das causas da atual críse econômica. Mas o gasto excessivo não é o único perigo. Os ideais portraídos pela mídia apresentam níveis de perfeição não alcançáveis como essencial para a felicidade. Vários estudos com meninas adolescentes tem [têm] ligado a exposição ás representações de beleza na mídia a baixo auto-estimo [auto-estima] e problemas como a anorexia. O ideal de “status”, orientado aos meninos, cria uma necessidade de se sentir importante, o que pode causar comportamentos agressivos ou violentos.
Além de dita [ditar] os hábitos de consumição [consumo], a mídia também infiltra a sub-consciência com o resultado de influenciar profundamente o pensamento e aspirações dos seus consumidores. O efeito na sociedade não devia estar menosprezado, porém não está incombatível. As audiências conscientes, capazes de analisar as mensagens da propaganda e escolher quais informações e idéias absorveriam, não se mostram facilmente manipulados. A educação sobre as técnicas empregadas e os ideais promovidos pela mídia pode diminuir a sua influência num indivíduo e na sociedade.
Comentários do corretor
Você apresentou ideias sobre o tema proposto. No entanto, preocupe-se com a clareza e objetividade de seu projeto de texto. Evite períodos longos a fim de não prejudicar a construção de sentido de seu texto.
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Conteúdo | Avalia se o texto corresponde às expectativas geradas pela proposta do tema. Assim como no vestibular, aqui a redação que fugir ao tema proposto será anulada | 1.5 |
Estrutura do texto | Avalia se o usuário consegue fazer uma boa utilização dos parágrafos e dos demais recursos de construção de texto | 1 |
Estrutura de ideias | Avalia se o usuário consegue organizar seu pensamento de forma a defender seu ponto de vista e permitir ao leitor a compreensão de seu texto | 1 |
Vocabulário | Avalia se o usuário consegue evitar a repetição de palavras durante o texto e compreendê-las, utilizando-as corretamente no que tange ao seu significado | 1.5 |
Gramática e ortografia | Avalia se o usuário escreve de acordo com as normas ortográficas vigentes no país. | 1.5 |
NOTA FINAL: | 6.5 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |