Os meios de comunicação exercem uma função quase que vital para a sociedade contemporânea: a de viabilizar informações para a população. Deste modo [vírgula] as pessoas estão globalizadas, isto é, em sintonia com o que ocorre no mundo.
Mas dentro desse contexto de informações[vírgula] há também duas formas encontradas pela mídia para levar ao conhecimento da população aquilo que lhe é favorável. O primeiro exemplo típico do favorecimento das notícias ao mundo capitalista é o culto à beleza e ao consumo demasiado. O principal alvo da mídia para se tornar espectador dessa forma de informação é o jovem, pois o modo como este vê o mundo ainda é restrito, podendo facilmente ser influenciado pelos meios de comunicação e vir a ser uma pessoa consumista.
O segundo exemplo é a manipulação da informação. As notícias que chegam ao conhecimento da população podem ter sido modificadas antes, pois a mídia tem a capacidade de ocultar, dar ênfase e até mesmo enfraquecer uma notícia. E dessa forma os cidadãos não conseguem distinguir o que realmente é importante, a mídia já impõe isso. Os riscos que a influência da mídia causa no comportamento das pessoas são notórios e não se restringem apenas ao pensamento que a sociedade vai ter ao obter tal informação.
A postura das pessoas foi modificada, estão mais suscetíveis à ação de cultuar o que está nos holofotes. Os mais jovens querem estar na moda, usar aquilo que é atual, que a maioria considera moderno. Já se tornou comum usarem o termo “de marca” para roupas confeccionadas por estilistas e empresas famosas. A classe C, que nos últimos anos aumentou o seu poder de compra, quer fazer parte dessa modernidade também. Diante do que é noticiado pela imprensa as pessoas querem se renovar. O celular que é lançamento hoje, provavelmente no próximo mês já foi superado. E assim ocorre com a maioria dos bens de consumo.
A globalização e o capitalismo podem favorecer cada pessoa, desde que ela saiba entender o que realmente é necessário para si de uma forma sustentável. Aquele que der atenção demais a mídia, logo estará carregado de “duas montanhas de lixo”, uma dentro do cérebro, por processar informações desnessárias e outra na sua casa, coberta por eletrodomésticos e roupas que já não estarão mais na moda.
Comentários do corretor
Parabéns!
Você soube desenvolver um projeto de texto claro que soube abordar a problemática imposta pelo tema.
Leia e produza sempre!
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Conteúdo | Avalia se o texto corresponde às expectativas geradas pela proposta do tema. Assim como no vestibular, aqui a redação que fugir ao tema proposto será anulada | 2 |
Estrutura do texto | Avalia se o usuário consegue fazer uma boa utilização dos parágrafos e dos demais recursos de construção de texto | 2 |
Estrutura de ideias | Avalia se o usuário consegue organizar seu pensamento de forma a defender seu ponto de vista e permitir ao leitor a compreensão de seu texto | 2 |
Vocabulário | Avalia se o usuário consegue evitar a repetição de palavras durante o texto e compreendê-las, utilizando-as corretamente no que tange ao seu significado | 2 |
Gramática e ortografia | Avalia se o usuário escreve de acordo com as normas ortográficas vigentes no país. | 1.5 |
NOTA FINAL: | 9.5 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |