A informação na contemporaneidade está presente na vida da maioria das pessoas de todo o mundo, seja pela televisão, internet, revistas ou outros meios que possibilita[m] o acesso a mesma. Com essa propagação de acesso, veio o poder da mídia, influenciando, principalmente aos jovens, a seguir padrões de vidas impostas para o alcance da perfeição.
O comportamento da sociedade em querer acompanhar as regras e costumes ditados pela mídia, em foco a padrões de beleza e consumo, levam as pessoas ao consumismo exagerado e a tratamentos de estéticas intensos, a procura da beleza corporal e facial ideal e da “eterna juventude” vistos em revistas, televisões e propagandas publicitárias. Diariamente são lançados pela mídia no mercado, novos produtos de cosméticos, vestuários e de alimentação, vinculados ao incentivo de manter-se na “moda” e não a margem da sociedade atual, caso não se esteja seguindo aos padrões, alienando os consumidores. Em conseqüência dessa devoção absurda, diversos problemas de saúde são gerados, tais como: anorexia, anemia, bulimia; e ainda problemas de exclusão social das pessoas que não acompanham o ritmo da mídia, alto índice de devedores no mercado e vários outros advindos dessa mentalidade bitolada a perfeição exibida pela mídia, para saciar um ego, muitas vezes desnecessários. Resumindo, a publicidade acabou desempenhando o papel de criar hábitos, modos de viver e de pensar, e além, de definir estilos.
Evidentemente que cuidados com a saúde, a beleza e o bem-estar é essencial para a vida de todos, ajudando a aumentar a nossa auto-estima, se sentindo bem consigo, mas não podemos nos deixar influenciar pela vaidade exagerada mostrada nas novelas, filmes, revistas e propagandas, deixando de lado valores pessoais, estilo e vontades próprias, para se enquadrar num padrão social. Devemos sempre respeitar os limites do nosso corpo e a nós mesmos.
Comentários do corretor
Você soube apresentar ideias que evidenciaram sua posição crítica sobre o tema proposto. Cuidado apenas com períodos longos a fim de não prejudicar a construção de sentido de seu texto. Explore o tema proposto a ponto de extrapolar o senso comum.
Leia e produza sempre!
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Conteúdo | Avalia se o texto corresponde às expectativas geradas pela proposta do tema. Assim como no vestibular, aqui a redação que fugir ao tema proposto será anulada | 1.5 |
Estrutura do texto | Avalia se o usuário consegue fazer uma boa utilização dos parágrafos e dos demais recursos de construção de texto | 2 |
Estrutura de ideias | Avalia se o usuário consegue organizar seu pensamento de forma a defender seu ponto de vista e permitir ao leitor a compreensão de seu texto | 1 |
Vocabulário | Avalia se o usuário consegue evitar a repetição de palavras durante o texto e compreendê-las, utilizando-as corretamente no que tange ao seu significado | 2 |
Gramática e ortografia | Avalia se o usuário escreve de acordo com as normas ortográficas vigentes no país. | 1.5 |
NOTA FINAL: | 8 |
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0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |