Ao longo do tempo, foi estabelecida uma relação entre os meios de comunicação em massa e o comportamento da população, que fica submetida aos padrões de vida que cada meio designa. A mídia ganhou mais espaço e adquiriu um imenso poder de uniformização dos gostos e atitudes, atuando na sociedade democrática para privatizar os comportamentos e privilegiar o individual em detrimento com o coletivo.
O excesso de propagandas cria hábitos e verdades, como a busca por um corpo perfeito, causando uma preocupação do sujeito com a imagem e a estética, baixando assim sua auto-estima e submetido aos poderes do medo e da inquietude. Há um consumismo desenfreado gerado pela mídia, muitos estilos de vida são considerados danosos á [à] saúde física e mental do adolescente. O sedentarismo é um fator de risco mais importante, pois influencia no aparecimento e agravo de doenças crônico-degenerativas.
A televisão mostra várias cenas de violência, até mesmo em programas de desenho animado, e isso provoca uma reação negativa ao telespectador, que capta todas as imagens de uma só vez. Com o advento de tecnologias sofisticadas, a internet representa a nova mídia, que além dos benefícios, ela dificulta o estabelecimento de uma união funcionar, substituindo as parceiras pelas redes sociais e vários são os casos em que pessoas fingem ser outras para conseguir algo ou algum desejo, levando muitas vezes ao sequestro e até mesmo a morte.
É preferível que se tenha uma atenção especial para todos os veículos de comunicação, fazendo críticas quando necessário, pois refletir significa mudar a postura em relação ao consumismo. É importante uma interação social, dar preferência a atividades físicas para manter uma boa saúde e ter sempre orientação profissional especializada de médicos, nutricionistas e psicólogos. Não se pode permitir que a mídia ocupe o lugar da família, da igreja e da escola, que são os principais responsáveis pela formação de cada indivíduo.
Comentários do corretor
Parabéns!
Você soube desenvolver um projeto de texto claro que abordou a problemática imposta pelo e evidenciou sua percepção crítica sobre o mesmo. Para chegar à excelência, explore o recorte temático a ponto de extrapolar o senso comum.
Leia e produza sempre!
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Conteúdo | Avalia se o texto corresponde às expectativas geradas pela proposta do tema. Assim como no vestibular, aqui a redação que fugir ao tema proposto será anulada | 1.5 |
Estrutura do texto | Avalia se o usuário consegue fazer uma boa utilização dos parágrafos e dos demais recursos de construção de texto | 2 |
Estrutura de ideias | Avalia se o usuário consegue organizar seu pensamento de forma a defender seu ponto de vista e permitir ao leitor a compreensão de seu texto | 2 |
Vocabulário | Avalia se o usuário consegue evitar a repetição de palavras durante o texto e compreendê-las, utilizando-as corretamente no que tange ao seu significado | 2 |
Gramática e ortografia | Avalia se o usuário escreve de acordo com as normas ortográficas vigentes no país. | 2 |
NOTA FINAL: | 9.5 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |