A informação possibilitou o desenvolvimento das nações e deflagrou o dinamismo vivido no mundo. Todavia, este pacto originou uma ligação umbilical irreversível e homens estão cada vez mais escravos dos meios de comunicação. A mão que balança o berço, veda os olhos de ideologias críticas que propiciariam maior igualdade entre as sociedades.
De antemão, é sabido que a divulgação das notícias é controlada pelas elites. Portanto, há, inevitavelmente, uma filtração do que é divulgado tornando as massas mais ignorantes, marginalizadas e facilmente manipuláveis, via entretenimento barato.
Além de causar problemas políticos/sociais, tal manipulação, em adição, modifica o papel econômico dos países. O consumismo, altamente estimulado (sobretudo nos jovens) pelos modismos dos programas de tevê, estimula injeção constante de recursos no setor terciário, atrofiando a industrialização de países emergentes. Em resposta, há um aumento da exploração de produtos agrícolas nestas nações, diminuindo sua parcela de mercado rentável e corroborando, consequentemente, a recessão de suas frágeis economias.
Sob outra perspectiva, nações deturpam dados de governo e criam falsas imagens de estabiliade econômica. Mercados especulativos titulam bens nesses países que, posteriormente, não gerarão dinheiro e provocarão instabiliades no mercado de ações e nas bolsas de valores. Não obstante, ocorrerá alta no preços dos produtos, resultando em inflação elástica e acentuando o clima de insatisfação com as políticas econômicas.
É prudente, portanto, verificar as fontes das notícias, sobretudo em canais como televisão e internet. Neles, há uma grande possibilidade de deturpação da realidade visando audiência e patrocinadores. E, acima de tudo, refletir o que se ouve, desenvolvendo criticidade e personalidade, atitudes necessárias numa realidade tão missa e egoísta.
Comentários do corretor
Parabéns!
Você soube mobilizar argumentos que evidenciaram sua posição crítica sobre a problemática imposta pelo tema. Para comprovar suas teses, mobilize fatos, exemplos, dados, enfim. No mais, continue lendo e escrevendo !
Sucesso!
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Conteúdo | Avalia se o texto corresponde às expectativas geradas pela proposta do tema. Assim como no vestibular, aqui a redação que fugir ao tema proposto será anulada | 1.5 |
Estrutura do texto | Avalia se o usuário consegue fazer uma boa utilização dos parágrafos e dos demais recursos de construção de texto | 2 |
Estrutura de ideias | Avalia se o usuário consegue organizar seu pensamento de forma a defender seu ponto de vista e permitir ao leitor a compreensão de seu texto | 2 |
Vocabulário | Avalia se o usuário consegue evitar a repetição de palavras durante o texto e compreendê-las, utilizando-as corretamente no que tange ao seu significado | 2 |
Gramática e ortografia | Avalia se o usuário escreve de acordo com as normas ortográficas vigentes no país. | 2 |
NOTA FINAL: | 9.5 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |