O surgimento da imprensa ocorreu no século XV, quando Guttenberg criou um sistema de prensa utilizado para a impressão de jornais. Consequentemente, a imprensa passou a ter um papel preponderante na difusão de idéias e conhecimento. Atualmente, os meios de comunicação evoluíram e antes relacionados a jornais, livros e rádios, passaram a se difundir através de meios como a televisão via satélite e a internet, contribuindo com a velocidade de dispersão das informações. Todavia, a imprensa também apresenta inúmeros problemas e riscos, como a sua perspicaz influência sobre as pessoas, tendo em vista que as mídias não são controladas por agências reguladoras e pautam a opinião pública destacando temas ou os camuflando de acordo com a sua necessidade.
Assim sendo, os conteúdos midiáticos influenciam, sem dúvida, o público alvo. Notoriamente, o capitalismo consumista tem por ferramenta a propaganda, meio em que a finalidade é, declaradamente, influenciar as pessoas a comprar produtos. Logo o sucesso da propaganda condiciona o sucesso da alienação produzida pela mídia sobre as pessoas. A possibilidade de a mídia alterar um pensamento ou ideologia, inclusive, é abordada pela “Teoria do agendamento”, de Maxwell McCombs e Donald Shaw, de 1970. A [teoria]Teoria relaciona a repetição de conteúdos por parte da mídia com a relevância desse fato para o público, demonstrando que a imprensa é seletiva ao noticiar acontecimentos: a mídia é responsável pelo o que o público sabe e pelo o que este se importa em dado momento.
Portanto [virgula] se torna fundamental a presença de uma maior regulamentação midiática, como na existência de organizações regulamentadoras que, de certo modo, coibiria conteúdos impróprios e divergentes com o bem comum. De nenhuma forma isso se tornaria uma repressão à liberdade de imprensa, pois apesar dos veículos de comunicação serem, em sua maioria, particulares, o produto jornalístico é um serviço público, o que pressupõe deveres e responsabilidades sociais. Um exemplo bem sucedido foi a aprovação por parte do Congresso americano, em 1990, de uma lei que regulava a veiculação de programas violentos – apesar de contestado, é cientificamente comprovado que crianças, nos primeiros anos de escola, que ficam expostas a muitas horas de violência na televisão, têm maior tendência a comportamentos agressivos durante a adolescência. Por conseguinte, a regulamentação é essencial para uma mídia condizente com a realidade social em que vivemos.
Comentários do corretor
Você soube desenvolver um projeto de texto claro e soube mobilizar argumentos plausíveis em prol do seu ponto de vista. Porém, explore mais a problemática imposta pelo tema proposto. Sucesso!
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Conteúdo | Avalia se o texto corresponde às expectativas geradas pela proposta do tema. Assim como no vestibular, aqui a redação que fugir ao tema proposto será anulada | 1.5 |
Estrutura do texto | Avalia se o usuário consegue fazer uma boa utilização dos parágrafos e dos demais recursos de construção de texto | 2 |
Estrutura de ideias | Avalia se o usuário consegue organizar seu pensamento de forma a defender seu ponto de vista e permitir ao leitor a compreensão de seu texto | 2 |
Vocabulário | Avalia se o usuário consegue evitar a repetição de palavras durante o texto e compreendê-las, utilizando-as corretamente no que tange ao seu significado | 2 |
Gramática e ortografia | Avalia se o usuário escreve de acordo com as normas ortográficas vigentes no país. | 2 |
NOTA FINAL: | 9.5 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |