Favelas no Rio de Janeiro: o que há além do muro? - Banco de redações


Favelas no Rio de Janeiro: o que há além do muro?

Enviada em: 02/05/2009

Status:

Corrigida
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Hoje as favelas* são verdadeiras cidades, pois abrigam milhares de pessoas, e elas1 estão crescendo a cada dia. A hipertrofia3 dessas favelas* estão acabando com toda a área verde que ainda restam2 no Rio de Janeiro. Com o crescimento desenfreado(,) a macrocefalia3 tornou-se algo associado as favelas*.

Várias medidas para inibir o avanço dessas favelas* já foram feitos4, sem muito sucesso, então o governo público radicalizou e decidiu erguer muros de três metros de altura que além de impedir o crescimento dessas favelas*, ajuda na captura de bandidos e traficantes.5

Essa idéia nada mais é do que uma descriminação3, um jeito de isolar o problema, pois não é apenas da invasão na mata que estamos falando, mas também da desvalorização de mansões e prédios de luxo proximos as favelas, sem falar no tráfico de drogas, tiroteios, verdadeiras guerras civis.6

O problema não se resume na construção de um muro e sim em uma mudança de valores, hoje(,) prega-se muito o ter e não o ser. Pessoas sem escolaridade e emprego registrado, trabalham informalmente, muitas vezes a serviço do tráfico, para poder terem coisas que um salário minimo não conseguiria pagar.

Se o governo investisse esses R$ 40 milhões em casas populares e doasse aos favelados ou então em escolas técnicas que ensinassem uma profissão, eles teriam um emprego digno, uma casa com o minimo de conforto para sua família e dexariam7 a mata em paz.

Desaglomeravam7 as favelas, davam7 menas3 força e proteção aos bandidos e aos poucos iam7 reestabelecendo suas vidas, com mais educação, cultura e fé.8

Comentários do corretor


Olá, agradecemos por enviar sua redação! Vamos ver juntos algumas observações? Nosso intuito aqui é ajudá-lo a melhorar cada vez mais! Vamos lá!

Considerações:

1. O pronome "elas" é desnecessário. Veja a oração sem ele:...,pois abrigam milhares de pessoas e a cada dia crescem mais!

2. Falta de concordância verbal: a área verde que ainda resta (verbo "restar" concorda com seu sujeito "área verde").

3. Existem algumas palavras usadas de maneira indevida: hipertrofia (diz respeito a massa muscular); macrocefalia (deve-se especificar "macrocefalia urbana", pois há outras abordagens); descriminação (seria discriminação); menas (não existe, seria menos). Cuidado com os significados das palavras, se tiver dúvidas, consulte um dicionário ou opte por palavras mais habituais!

4. Várias medidas já foram feitas, e não "feitos". É importante exemplificar nesse momento. Cite uma das medidas que foram tomadas quanto ao crescimento acelerado das favelas. Essa ideia solta dessa forma empobrece o texto!

5. Ainda sobre a questão levantada ao fim da consideração "4", lembre-se de desenvolver o que disser o máximo possível, principalmente quando fornecer dados que necessitam de comprovação, como é o caso da oração: ajuda na captura de bandidos e traficantes.5 Os muros favorecem a caputra de bandidos, como? É essencial desenvolver essa ideia para enriquecer o texto, senão surtirá efeito contrário.

6. Este parágrafo é reflexo da incoerência sustentada por todo o texto. Não se sabe se você é a favor ou contra a imposição do muro. Ora parece ser a favor, como no primeiro parágrafo, ora contra, como no terceiro e quinto parágrafos. Quando escrever, decida por sustentar a argumentação inicial.

7. As conjugações verbais estão incoerentes: e dexariam7 a mata em paz.7Desaglomeravam7 as favelas, davam menas força e proteção aos bandidos e aos poucos iam7 reestabelecendo sua vidas... Se começar com uma conjugação, continue com ela. No caso, futuro do pretérito. Veja como ficaria:  e deixariam a mata em paz, desaglomerariam as favelas, dariam menos força e proteção aos bandidos e aos poucos iriam reestabelecendo suas vidas... 

8. Perceba que o período está solto, iniciado logo com o verbo "desaglomeravam". Quem desaglomerava? Resolve-se essa questão como no sugerido na consideração "7".

Considerações adicionais:

As vírgulas em rosa são desnecessárias. As palavras grifadas em amarelo são repetitivas, o que deve ser evitado, uma vez que empobrece e torna monótono o texto. Evite isso encurtando os períodos ou usando sinônimos!

Só para constar a palavra "ideia" perdeu o acento com as novas regras. No entanto, até dezembro de 2012 as duas formas (com e e sem acento) serão aceitas.

Título: o título da redação deve ser diferente do tema proposto!

Avaliação final:

Delimite o tema geral em um específico, ou seja, não tente abordar todas as questões que envolvem um assunto, escolha uma e a desenvolva plenamente. Os argumentos devem ser enfáticos e verdadeiros. Portanto, em uma dissertação quanto mais exemplos houver, melhor.

Observe a concordância e o tempo verbal para que o texto não fique confuso! Desenvolva as ideias, não se contente em apenas citar os argumentos e sempre releia o que escreveu!

Sua estruturação é boa! Não desista, você tem tudo para ser um(a) ótimo(a) escritor(a)! 

Sucesso para você e continue enviando suas redações! Teremos prazer em ajudá-lo(a)!


Competências avaliadas


Item Nota
Conteúdo Avalia se o texto corresponde às expectativas geradas pela proposta do tema. Assim como no vestibular, aqui a redação que fugir ao tema proposto será anulada 0.5
Estrutura do texto Avalia se o usuário consegue fazer uma boa utilização dos parágrafos e dos demais recursos de construção de texto 1
Estrutura de ideias Avalia se o usuário consegue organizar seu pensamento de forma a defender seu ponto de vista e permitir ao leitor a compreensão de seu texto 0.5
Vocabulário Avalia se o usuário consegue evitar a repetição de palavras durante o texto e compreendê-las, utilizando-as corretamente no que tange ao seu significado 1
Gramática e ortografia Avalia se o usuário escreve de acordo com as normas ortográficas vigentes no país. 1
NOTA FINAL: 4


Saiba como é feito a classificação da notas
0.0 - Ruim 0.5 - Fraco 1.0 - Bom 1.5 - Muito bom 2.0 - Excelente