Desde que a tecnologia passou a fazer parte do cotidiano da sociedade, a preocupação com a influência dos conteúdos exibidos vêm aumentando e isso tem sido alvo de muitas discussões. Uma delas é em relação às crianças, até que ponto a exposição desses conteúdos influenciam no comportamento e no crescimento intelectual delas?
Pesquisas apontam que crianças que estão expostas à violência na TV, nos jogos de videogame e na internet, reagem de maneiras diferentes. Algumas podem ficar menos sensíveis ao sofrimento alheio e se tornar agressivas, outras podem crescer com o sentimento de medo em relação ao mundo e as outras pessoas.
As consequências disso na sociedade são inúmeras. Muitos adultos podem tornar-se mais intolerantes e sem paciência no trabalho e no trânsito, com comportamentos agressivos exagerados, ou se tornam adutos [adultos] com dificuldades de se relacionar com outras pessoas devido ao medo exagerado da convivência social.
Porém, a mídia também possui programas educativos e com conteúdos de qualidade, o problema é que ou são em pequena quantidade ou são menos divulgados, por isso, paralelo aos efeitos negativos dessa tecnologia, existe também as recomendações aos programas com viés educacional e informacional, e que mostram temas como cooperação e compaixão ao invés de agressividade.
Por isso, cabe aos pais analizar e fazer um julgamento de quais conteúdos seus filhos podem absorver antes de permitir que eles os assistam, para que a tecnologia da informação seja mais utilizada de forma educativa e produtiva.
Comentários do corretor
Você soube desenvolver seu projeto de texto e apresentar ideias sobre o tema proposto. Para chegar à excelência, procure explorar o recorte temático a ponto de extrapolar o senso comum.
Leia e produza sempre!
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Conteúdo | Avalia se o texto corresponde às expectativas geradas pela proposta do tema. Assim como no vestibular, aqui a redação que fugir ao tema proposto será anulada | 1.5 |
Estrutura do texto | Avalia se o usuário consegue fazer uma boa utilização dos parágrafos e dos demais recursos de construção de texto | 1.5 |
Estrutura de ideias | Avalia se o usuário consegue organizar seu pensamento de forma a defender seu ponto de vista e permitir ao leitor a compreensão de seu texto | 1.5 |
Vocabulário | Avalia se o usuário consegue evitar a repetição de palavras durante o texto e compreendê-las, utilizando-as corretamente no que tange ao seu significado | 1.5 |
Gramática e ortografia | Avalia se o usuário escreve de acordo com as normas ortográficas vigentes no país. | 1.5 |
NOTA FINAL: | 7.5 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |