Na contemporaneidade, se manter bem informado é praticamente uma necessidade. A informação leva à boa formação tanto no mundo profissional, tato [quanto] no mundo social e é isso que parte da programação da televisão nos fornece.
Formada de programas jornalísticos, propagandas, novelas, desenhos animados, sendo a minoria voltada a programas educativos, a televisão deixa a desejar.
O jornalismo, esperado como principal programa educativo, acaba colocando como prioridade casos de violência e crime. As novelas, com suas lindas histórias comoventes, acabam ultrapassando limites e influenciando nossos jovens. As propagandas, que para atingirem seus objetivos, influenciam, principalmente os jovens, ao consumismo. E por fim, os desenhos animados, que têm como foco inevitável, lutas entre vilões e personagens.
Diante disso, fica claro ressaltar a gravidade do problema em que a sociedade atual convive. A televisão, com sua programação cada vez menos censurada, atrai de modo invasivo, telespectadores cada vez mais jovens, o que influencia direta ou indiretamente em sua formação.
Isso tudo comprova que estamos vivendo em uma era “suja” da publicidade e da mídia, em que seus interesses próprios estão acima de tudo e todos, e em que é urgentemente necessária uma renovação.
Comentários do corretor
É notório sua posição crítica sobre o tema proposto. Para chegar à excelência, explore o recorte temático a ponto de extrapolar o senso comum e procure mobilizar argumentos embasados em fatos, dados, análises etc.
Sucesso!
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Conteúdo | Avalia se o texto corresponde às expectativas geradas pela proposta do tema. Assim como no vestibular, aqui a redação que fugir ao tema proposto será anulada | 1.5 |
Estrutura do texto | Avalia se o usuário consegue fazer uma boa utilização dos parágrafos e dos demais recursos de construção de texto | 1.5 |
Estrutura de ideias | Avalia se o usuário consegue organizar seu pensamento de forma a defender seu ponto de vista e permitir ao leitor a compreensão de seu texto | 1.5 |
Vocabulário | Avalia se o usuário consegue evitar a repetição de palavras durante o texto e compreendê-las, utilizando-as corretamente no que tange ao seu significado | 1.5 |
Gramática e ortografia | Avalia se o usuário escreve de acordo com as normas ortográficas vigentes no país. | 1.5 |
NOTA FINAL: | 7.5 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |