Há algum tempo a civilização se encontra em um processo de globalização, que de acordo com o filósofo Zygmunt Bauman, ressalta os interesses financeiros da sociedade e isso, somada à “ajuda” da influência midiática pode ser um problema grave para a população. Ainda mais com a internet altamente acessível às pessoas, facilita o consumo à certos conteúdos (Melhore a construção de sentido) pode ser prejudicial ao indivíduo, como por exemplo, os jogos de apostas online.
Desse modo, pode-se criar um vício ligado ao prazer que o indivíduo sente ao ter acesso a esse tipo de jogo e acaba se limitando às telas quando possui algum tempo livre, desperdiçando um tempo que poderia ser de qualidade para se dedicar aos jogos de apostas online, ou seja, um prazer momentâneo. Podendo assim, criar apenas relações superficiais, como cita Bauman sobre a Modernidade Líquida. (Reestruture e melhore o desenvolvimento dessa discussão)
(Boa estratégia coesiva) Ademais, de acordo com o filósofo coreano Byung Chul Han, a "Sociedade do Cansaço" prevalece nos dias atuais, com a população sempre cansada por conta das pressões e cobranças do dia a dia. Devido a isso, somando-se às várias propagandas vistas em redes sociais sobre as apostas online (Vírgula) é fácil se render e iniciar com essa prática, que pode ser levada à um vício quando não controlada.
(Boa estratégia coesiva) Diante do exposto, é necessário a intervenção do Estado, para criar ambientes de lazer cativantes nas cidades e distraia a população o suficiente para não serem lesadas pela internet e criem laços mais profundos, seja com a família ou amigos. Outra solução é o próprio indivíduo praticar o "Ócio Criativo", defendido por Domenico De Masi, em que equilibra o trabalho com o estudo e lazer para que todas possam ser melhor aproveitadas em seu tempo e possa, assim, evitar um vício. (Não apresentou a proposta de intervenção propriamente dita)
Comentários do corretor
Delimite e explore as discussões de modo mais produtivo. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 80 | Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 720 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |