Dados recentemente divulgados pela FGV (Desenvolva a sigla) mostram somas bilionárias sendo retiradas do país, em benefício de empresas de apostas e em detrimento, em sua maioria, de pessoas de baixa renda. Entre a pobreza, violência e falta de expectativas, a fenda estreita da sorte parece ser a única esperança a ser agarrar. As quantias perdidas revelam a problemática do descrédito geral da população quanto a melhoria de vida através de métodos tradicionais, a inclinação ao métodos escusos e, aliado a tudo isso, a morosidade na ação e regulamentação das apostas no âmbito digital. (Melhore a contextualização do tema)
O mercado de apostas é tão antigo quanto a própria humanidade. Associadas a adrenalina do tudo ou nada, as apostas também podem ser vistas como um tiro no escuro e um clamor à sorte para mudar uma determinada realidade. No caso brasileiro, é latente a pesada desigualdade social, que não é capaz de estimular qualquer tipo de competição benéfica. A desigualdade social brasileira atua como um abismo, que imobiliza e já no nascimento corta possibilidades. Aliada a isso, uma precária educação torna grande parte da população vulnerável a qualquer tipo de "canto das sereias", na qual sejam cantados a ascensão social e condições de vida mais dignas. (Melhore a apresentação da discussão)
Tão importante quanto as questões sociais associadas, são também as questões éticas e emocionais. O respeito à liberdade humana é um valor fundamental, contudo, a extrema atratividade da internet põe ressalvas importantes. A extrema atratividade dos meios digitais assaz leva usuários de aplicativos e redes sociais a gastarem neles mais tempo do que se considera desejável ou saudável. O apelo dos jogos de aposta online suscita a preocupação sobre até que ponto o jogador é senhor de si, de seu patrimônio: quanto é de si, quanto é de sua compulsão? (Melhore a apresentação da discussão)
(Boa estratégia coesiva) Assim, podemos concluir que a aposta no âmbito digital toca em vários pontos delicados, expondo fraturas da sociedade. A pobreza, a falta de instrução, de perspectiva de vida, os vícios potencializados pela internet. Contudo, se o tema remete a todas essas problemática, seus efeitos imediatos são devastadores, sobretudo para a a renda de famílias em situação socioeconômica frágil. Portanto, a intervenção neste problema deve sempre trabalhar com esses aspectos de curto e longo prazo. Devem ser combinadas ações sobre os perigos das apostas online, como palestras, materiais educativos e propagandas com legislações que normatizem e limitem essas práticas. Conjuntas com a luta contra a desigualdade, poderemos calar a voz das "sereias". (Não apresentou a proposta propriamente dita)
Comentários do corretor
Delimite e explore as discussões de modo mais produtivo. Reveja o projeto de texto e a proposta de intervenção. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 80 | Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 720 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |
Iara - Correção por Inteligência Artificial
Competência | Nota | Observações |
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Competência 1 | 160 | Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Competência 2 | 160 | Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Competência 3 | 160 | Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. |
Competência 4 | 200 | Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Competência 5 | 160 | Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
Nota final | 840 | Parabéns! A redação está muito bem estruturada e apresenta uma argumentação consistente e coerente. Há um bom domínio da norma culta da língua e o texto demonstra maturidade no tratamento do tema. |