Os sites de apostas onile movimentam diversas pessoas de diferentes faixas etárias no Brasil, os "cassinos oniles" fomentam uma busca de ganho financeiro imediato e de forma fácil. Entretanto, de acordo com dados obtidos pelo governo federal, cidadãos que fazem parte de programas sociais como o Bolsa Família, (Sem vírgula) estão perdendo todo o pagamento mensal de forma instantânea em apostas na internet. À vista disso, revela-se problemas na sociedade contemporânea que precisam de combate, como a falha na educação das escolas e a omissão governamental.
Em primeira análise, a invisibilidade na sociedade brasileira perante o problema contribui para que a problemática persista. Diante disso, a pensadora contemporânea Djamila Ribeiro, (Sem vírgula) afirma que o primeiro passo para um estigma ser solucionado é tirar da invisibilidade. Com a omissão do governo em não fiscalizar empresas e pessoas que divulgam os sites de apostas mais e mais, civis estarão em risco de não jogarem de maneira consciente e perderem grandes valores em dinheiro. Portanto, é urgente que o poder público "abra os olhos" diante da causa.
(Boa estratégia coesiva) Em segunda análise, a precariedade no ensino das escolas brasileiras deixa em evidência que crianças e jovens saem das escolas sem saber o tamanho do estigma dos jogos de azar. Nesse contexto, na obra "UTOPIA Utopia" (Vírgula) de Thomas More, é retratada uma sociedade sem mazelas em total harmonia. Porém, a contemporaneidade brasileira está longe de ter um cenário como descrito na obra, enquanto for tratado como invisível o tema diante do alunado, a coletividade do país continuará tendo jovens (Vírgula) sobretudo de classes baixas (Vírgula) enfrentando problemas financeiros causado pelas apostas. (Melhore a construção dessa discussão)
(Boa estratégia coesiva) Diante desse cenário, medidas eficazes precisam ser tomadas, (Justaposição) o Ministério Público deve cobrar ações do governo federal. Além disso, o Ministério da Educação deve trabalhar nos centros de educação temas importantes que fazem parte da contemporaneidade da nação, com ajuda das secretárias dos estados que devem capacitar professores para que os mesmos estejam com o conhecimento necessário para tratar com os alunos os diferentes problemas sociais, tendo um efeito positivo na formação educacional de jovens e adultos. Com isso seria dado o primeiro passo como afirma Djamila. (Proposta incompleta)
Comentários do corretor
Melhore a apresentação das discussões. Explore mais os argumentos. Mantenha os aspectos positivos.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 120 | Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 760 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |