Na sociedade contemporânea, os jogos de apostas online tornaram-se amplamente utilizados, destacando-se entre eles o famoso "Tigrinho". Nesse contexto, é evidente que tais práticas podem gerar prejuízos significativos. Nesse sentido, os impactos negativos no bem-estar financeiro e psicológico dos usuários configuram-se como consequências preocupantes desse hábito.
Em primeiro lugar, é notável que não ter uma boa educação financeira desde a infância pode impulsionar o problema. A partir disso, segundo Sir Arthur Lewis, ganhador do prêmio Nobel de economia, defende que a educação nunca é demais e traz boas recompensas. Dessa maneira, vemos que ter uma bons investimentos em educação financeira de qualidade desde a infância, pode evitar consequências prejudiciais à economia pessoal, promovendo maior consciência de suas ações. (Melhore a construção dessa discussão)
(Boa estratégia coesiva) Outrossim, sob esse viés, deve-se ter muito cuidado com a saúde mental com uso excessivo desses meios de apostas. Dessa forma, assim como no filme “Cassino” (Vírgula) de Martin Scorsese, explora os bastidores de cassinos e as consequências do vício em jogos, destacando o impacto financeiro e emocional na vida dos personagens. De forma análoga, a utilização exorbitante de jogos de azar online podem causar prejuízos psicológicos, destacando o vício que se não houver uma forma de amenizar a situação agravará ainda mais a situação.
(Boa estratégia coesiva) Portando, a fim de diminuir o uso desses sites/aplicativos de apostas, o governo federal em colaboração com o Ministério da Educação (MEC), (Sem vírgula) devem incentivar a implementação de uma matéria sobre educação financeira em todas as instituições de ensino, além disso, promover campanhas de conscientização sobre o respectivo assunto. Desse modo, o uso de jogos de apostas irá reduzir. (Proposta incompleta)
Comentários do corretor
Mantenha os aspectos positivos. Bom estudo!
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 200 | Nível 5 - Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizem reincidência. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 200 | Nível 5 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 160 | Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 160 | Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 920 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |