A publicidade das casas de apostas “online”, conhecidas como “bets”, está em muitos lugares: redes sociais, patrocínio de time de futebol, anúncio nas emissoras de televisão aberta. Assim, esses jogos conseguem cada vez mais adesão das pessoas interessadas em diversão, mas pode haver alguns problemas por trás disso. Desse modo, abre-se uma discussão sobre as consequências à saúde mental e à vida social e familiar dos apostadores.
A princípio, destaca-se que essas apostas regulares podem afetar a saúde mental da pessoa e gerar o jogo compulsivo, doença classificada pela Organização Mundial de Saúde. Dessa maneira, a pressão para recuperar perdas e a incerteza dos resultados podem causar níveis elevados de estresse e ansiedade. Além disso, a frustação e o sentimento de fracasso resultantes das perdas contínuas podem levar à depressão.
(Boa estratégia coesiva) Ademais, cita-se os efeitos sociais e familiares advindos das apostas cotidianas em jogos “online”. Após o vício se arraigar, o indivíduo desenvolve maior probabilidade de isolamento social, além de aumentar o absenteísmo no trabalho, o que causa redução de produtividade e consequente impacto negativo na economia. Com isso, a renda da pessoa diminui e os conflitos familiares aumentam, o que pode ocasionar divórcios e negligência com os filhos. (Melhore a construção dessa discussão)
(Boa estratégia coesiva) Portanto, os efeitos psicológicos, sociais e familiares causados pelos jogos de apostas “online” devem ser combatidos. Nesse sentido, o governo federal, responsável pelo regramento das “bets”, deve, por meio de atos normativos, exigir a inclusão de advertência sobre os riscos envolvidos para o apostador na publicidade dos “sites” de apostas e proibir a publicidade voltada a crianças e adolescentes (Vírgula) a fim de se evitar uma epidemia de jogo compulsivo. (Proposta completa)
Comentários do corretor
Mantenha os aspectos positivos. Bom estudo.
Competências avaliadas
Competência
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Nota
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Motivo
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Domínio da modalidade escrita formal
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200
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Nível 5 - Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizem reincidência.
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Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa
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200
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Nível 5 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo.
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Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista
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160
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Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista.
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Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação
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200
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Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
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Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos
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200
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Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
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NOTA FINAL: 960
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Veja abaixo a nota relacionada a cada nível |
Nível 0 |
Nota 0 |
Nível 1 |
Nota 40 |
Nível 2 |
Nota 80 |
Nível 3 |
Nota 120 |
Nível 4 |
Nota 160 |
Nível 5 |
Nota 200 |
Iara - Correção por Inteligência Artificial
Novo método de correção de redação criado pelo
Brasil Escola , que utiliza Inteligência Artificial para avaliar seu texto.
Aviso de responsabilidade: Este serviço utiliza inteligência artificial fornecida pela
OpenAI e está em fase de testes. Embora a avaliação possa ser útil, há a possibilidade de imprecisões e erros, portanto, não podemos garantir total precisão na avaliação fornecidas. Por favor, use as informações fornecidas com critério e sempre verifique com fontes adicionais antes de tomar qualquer decisão importante.
Competência |
Nota |
Observações |
Competência 1 |
200 |
Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos. |
Competência 2 |
160 |
Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Competência 3 |
120 |
Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Competência 4 |
200 |
Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Competência 5 |
160 |
Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
Nota final |
840 |
Parabéns! A redação está muito bem estruturada e apresenta uma argumentação consistente e coerente. Há um bom domínio da norma culta da língua e o texto demonstra maturidade no tratamento do tema. |
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