APOSTAS “ONLINE” E SUAS CONSEQUÊNCIAS - Banco de redações


Jogos de apostas online: por que isso pode ser um problema?

Enviada em: 20/11/2024

Status:

Corrigida
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A publicidade das casas de apostas “online”, conhecidas como “bets”, está em muitos lugares: redes sociais, patrocínio de time de futebol, anúncio nas emissoras de televisão aberta. Assim, esses jogos conseguem cada vez mais adesão das pessoas interessadas em diversão, mas pode haver alguns problemas por trás disso. Desse modo, abre-se uma discussão sobre as consequências à saúde mental e à vida social e familiar dos apostadores.

A princípio, destaca-se que essas apostas regulares podem afetar a saúde mental da pessoa e gerar o jogo compulsivo, doença classificada pela Organização Mundial de Saúde. Dessa maneira, a pressão para recuperar perdas e a incerteza dos resultados podem causar níveis elevados de estresse e ansiedade. Além disso, a frustação e o sentimento de fracasso resultantes das perdas contínuas podem levar à depressão.

(Boa estratégia coesiva) Ademais, cita-se os efeitos sociais e familiares advindos das apostas cotidianas em jogos “online”. Após o vício se arraigar, o indivíduo desenvolve maior probabilidade de isolamento social, além de aumentar o absenteísmo no trabalho, o que causa redução de produtividade e consequente impacto negativo na economia. Com isso, a renda da pessoa diminui e os conflitos familiares aumentam, o que pode ocasionar divórcios e negligência com os filhos. (Melhore a construção dessa discussão)

(Boa estratégia coesiva) Portanto, os efeitos psicológicos, sociais e familiares causados pelos jogos de apostas “online” devem ser combatidos. Nesse sentido, o governo federal, responsável pelo regramento das “bets”, deve, por meio de atos normativos, exigir a inclusão de advertência sobre os riscos envolvidos para o apostador na publicidade dos “sites” de apostas e proibir a publicidade voltada a crianças e adolescentes (Vírgula) a fim de se evitar uma epidemia de jogo compulsivo. (Proposta completa)

Comentários do corretor


Mantenha os aspectos positivos. Bom estudo.


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 200 Nível 5 - Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizem reincidência.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 200 Nível 5 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 160 Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 200 Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     960


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200


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Competência Nota Observações
Competência 1 200 Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos.
Competência 2 160 Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Competência 3 120 Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Competência 4 200 Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Competência 5 160 Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
Nota final 840 Parabéns! A redação está muito bem estruturada e apresenta uma argumentação consistente e coerente. Há um bom domínio da norma culta da língua e o texto demonstra maturidade no tratamento do tema.
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