É crucial refletir sobre os famosos jogos de apostas online, sabe-se que estes jogos funcionam como um cassino, utilizando-se de cálculos e métricas que sempre vão permitir com que o cassino vença. A ideia de conseguir dinheiro rápido pode ser tentadora e facilmente pode provocar ansiedade nos apostadores, o Conselho Federal de Psicologia alertou que o ato de apostar pode ser viciante e ter efeitos comparados com o uso de drogas no cérebro humano. (Melhore a contextualização do tema e formule a tese)
O imediatismo se torna um sintoma presente em sociedades com um fraco poder de compra, desvalorização da moeda e redes sociais que apresentam cenas completamente fora de realidade, os chamados influenciadores digitais ampliam o problema dos jogos de apostas, com o compartilhamento de plataformas de cassino virtual em larga escala. O problema aumenta quando estes jogos de apostas ganham espaço na mídia através de publicidade e propaganda, no intervalo dos jornais e jogos de futebol (Vírgula) por exemplo, esta é a realidade no momento. (Abordagem limitada)
Com base no entendimento do IBGE (Desenvolva a sigla), as casas de aposta são uma ameaça ao PIB (Desenvolva a sigla) per capta do Brasil, as apostas entregam uma falsa sensação de ganho para aqueles que confiam e apostam e que rapidamente reverte-se em perca do capital injetado inicialmente. A perca de capital da população serve apenas para aumentar a desvalorização do dinheiro e diminuir o poder de compra, assim fazendo com que o cidadão acabe por comprar menos e ''reservar mais'' esta reserva por outro lado acaba sendo utilizada para continuar apostando, é oque diz especialistas do Banco Central. (Melhore a apresentação da discussão)
Cabe ao Supremo Tribunal Federal impor regras e limites para as plataformas de apostas online através de leis que dificultam o surgimento desenfreado das mesmas. Sabendo-se que o ato de apostar dificulta o avanço positivo do PIB per capta, iniciativas como limitação de apostas por dia e tempo ativo dentro das plataformas seriam efetivas, afinal diminuiriam o uso dessas plataformas pelo povo afetado. A criação de registros de autenticidade para as casas de apostas circulando no país forçaria as plataformas agirem de acordo com a lei, assim poderíamos ver uma positiva mudança significativa no quesito dos crimes virtuais ocorridos por casas de aposta que dificultam reembolsos e cometem o crime de estelionato.
Comentários do corretor
Delimite e explore as discussões de modo produtivo. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 120 | Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 120 | Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 680 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |
Iara - Correção por Inteligência Artificial
Competência | Nota | Observações |
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Competência 1 | 160 | Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Competência 2 | 160 | Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Competência 3 | 120 | Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Competência 4 | 200 | Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Competência 5 | 120 | Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
Nota final | 760 | A redação está dentro do esperado para o ENEM, com pontos positivos a serem destacados. Há uma boa argumentação e coesão no texto, mas ainda é possível aprimorar a estruturação e a clareza das ideias. |