Jogos de aposta tem se tornado cada vez mais frequentes no cotidiano dos brasileiros, seja através de propagandas, redes sociais ou recomendações de conhecidos. Apesar dos anunciantes garantirem um alto retorno de capital por baixos investimentos, a realidade acaba sendo outra quando os usuários perdem suas apostas por conta de esquemas planejados e má administração financeira.
Segundo estudos do Banco Central, beneficiários do Bolsa Família gastaram três bilhões de reais em jogos de aposta em um mês, utilizando indevidamente a quantia recebida pelo programa. Com isso, fica evidente a falta de educação financeira dos mais vulneráveis, refletindo diretamente no descompromisso do governo com o ensino do país.
Tudo isso acaba gerando despesas para os cofres públicos e às famílias que perdem o direito de possuir o benefício, generalizando uma situação de aumento da pobreza no Brasil. (Melhore a construção dessa discussão)
(Boa estratégia coesiva) Portanto, para resolver ou amenizar essa situação, é necessário que a Secretaria da Educação adicione uma matéria de educação financeira nas escolas, fazendo com que os jovens aprendam a como utilizar de maneira responsável os seus bens e até a conscientizar outros. Além disso, as escolas devem realizar palestras sobre a matéria aos pais, com a finalidade de ensinar e orientar sobre os males dos jogos de apostas. A adoção destas medidas criarão um futuro melhor e mais consciente para toda a sociedade. (Proposta incompleta)
Comentários do corretor
Mantenha os aspectos positivos. Explore mais as discussões ao longo do desenvolvimento. Bom estudo.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 200 | Nível 5 - Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizem reincidência. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 120 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 160 | Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 800 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |