No decorrer do século XXI, observa-se que jogos continuam em alta, principalmente em formato digital. Neste contexto, apostas reaparecem, mas agora on-line (Vírgula) apresentando-se como um malefício contra a sociedade. Assim, além de influenciar a estabilidade financeira também altera o bem-estar dos cidadãos.
É conveniente destacar que as apostas no meio eletrônico, em busca de renda extra, podem ter efeito contrário. Ressalta-se que inúmeros indivíduos recorrem aos atuais jogos de azar, atraídos por propagandas publicitárias onde há promessa de ganhos inacreditáveis a partir de uma quantia mínima. Isto é, atrativo para os que possuem pouco dinheiro e sonham com a mudança de vida, mas infelizmente quando muitos apostadores não desistem nas primeiras perdas, exibem o ciclo vicioso. Dessa maneira, quando não existe mais recursos para "investir" iniciam-se as instabilidades, uma vez que pode ocorrer a procura por empréstimos para quitar dívidas adquiridas ou ainda para continuar jogando apresentando-se como um vício. (Reestruture a discussão)
(Boa estratégia coesiva) Ademais, a escassez econômica causada não é um problema isolado, pois a saúde entra em pauta. Nessa perspectiva, assim como afeta as economias dos cidadãos também interfere na vida pessoal e profissional, devido a transtornos psicológicos como ansiedade e depressão. Consoante o Ministério da Saúde (Vírgula) a dependência digital é um transtorno, logo a dupla: jogos e ambiente on-line, (Sem vírgula) são uma realidade negativa, tornando indivíduos que buscam distrações vulneráveis.
(Melhore a estratégia coesiva) Acerca dessa lógica, jogos de apostas on-line são uma problemática crescente que precisa ser inibida. (Truncamento) Uma vez que, tanto o dinheiro perdido como o excesso de telas causam prejuízos aos que utilizam. Portanto, faz-se necessário a limitação de uso para esses jogos no intuito de proteger a sociedade, diminuindo o tempo utilizado com esses aplicativos e a perda financeira. (Não apresentou a proposta propriamente dita)
Comentários do corretor
Delimite e explore as discussões de modo produtivo. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 120 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 160 | Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 80 | Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 640 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |