Na Bíblia Sagrada, vê-se a retratação do momento em que Judas Iscariotes trocou Jesus- o Cristo- por trinta moedas de prata, tendo convicção de que havia feito um ótimo negócio e sairia ganhando. Todavia, assim como os jogos de apostas online, essa era uma certeza incerta e errada (Melhore essa construção), Judas vendeu o filho do Deus, a quem ele tanto esperava a vinda, levando-o a distúrbios psicológicos e até a morte. Assim, mostra-se relevante pensar nos jogos de apostas online e o por que isso pode ser um problema, uma vez que, (Sem vírgula) a perda de bens materiais e de sanidade mental configuram as maiores problemáticas desse pernicioso cenário. (Melhore a relação entre as discussões)
De início, é notório destacar a grande perca de dinheiro e bens nesses jogos. Esse contexto envolve a aplicação de uma certa quantia de dinheiro sem a certeza de que os resultados serão positivos, levando à falência e consequentemente à falta de moradia e alimentação, visto que, (Sem vírgula) o salário que recebe não cobre as dívidas que seriam pagas com dinheiro "garantido" das apostas. Prova disso, (Sem vírgula) recai no aumento do índice de pobreza no mundo, evidenciando que esse problema é mundial e não apenas brasileiro. (Melhore a construção desse argumento)
(Boa estratégia coesiva) Ademais, cabe ressaltar os danos mentais que os resultados negativos dos jogos trazem. Isso porque perder a renda extra de que se está necessitando, (Sem vírgula) paralisa o psicológico da pessoa com pensamentos de incapacidade e insuficiência, que podem levar a tentativas de homicídio, depressão, ansiedade, entre outros. Sendo assim, torna-se urgente reconhecer que esse processo resultou hoje na lotação dos consultórios de psicologia e terapeutas, que seguem na luta para ajudar esses pacientes e preservar suas vidas. (Reestrutrure essa discussão)
(Boa estratégia coesiva) Portanto, com o objetivo de diminuir os distúrbios psicológicos e (Vírgula) consequentemente, estabilizar o índice de pobreza, o Governo Federal deve criar projetos e palestras coligados com vários profissionais da saúde, por meio das prefeituras locais, como a disponibilização de espaços e profissionais. Assim, com ações conscientes e coletivas, pode-se construir um futuro mais justo e inclusivo. (Proposta completa)
Comentários do corretor
As discussões precisam ser delimitadas e exploradas de modo mais produtivo. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 120 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 200 | Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 800 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |