Na novela "Chocolate com pimenta", o personagem Reginaldo faz apostas altas em um jogo de pôquer e , além de perder todo o dinheiro que tinha consigo, contraiu uma grande dívida que não tinha condições de pagar. Na realidade, pode-se observar situações muito semelhantes, em que as pessoas são cegadas pela momentânea sensação de vitória que há durante uma partida de jogo e não percebem que aos poucos perderam todo seu recurso e até ficaram devendo. Em especial, as casas de aposta online tornam ainda mais fácil que os apostadores se deixem levar pelo vislumbres de renda fácil e acabem com enormes prejuízos antes que se deem conta .
Segundo as recentes pesquisas, conduzidas pelo Instituto Locomotiva, 45% das pessoas que estão envolvidas em apostas online relatam danos financeiros e mais de 60% deles estão com saldos devedores como consequência. Esses dados tornam evidente que a prática não é saudável de forma alguma e não deve ser abordada de forma leviana. Os usuários que entram em contato com essa modalidade de jogos de azar, muitas vezes são pessoas de classe baixa ou com rendas menores, que são seduzidos pelo dinheiro fácil e acabam excessivamente envolvidos (Melhore a apresentação dessa discussão). Isso gera, (Sem vírgula) não apenas débitos são incapazes de quitar como também pode afetar a capacidade de dar provisões para suas famílias e colocá-los em miséria. (Problemas na construção de sentido) Na maioria desses casos, os indivíduos podem desenvolver sérios problemas psicológicos relacionados ao vício em apostas e à culpa pelas decorrências financeiras e acabar tirando a própria vida em casos extremos.
(Boa estratégia coesiva) Além disso, existe uma carência muito evidente de legislação específica para abordar questões relacionadas à apostas online, deixando brechas para que empresas que trabalham nesse âmbito possam ter mais liberdade para atuar da forma que preferirem e sem fazer relatórios ao estado brasileiro, que ainda exerce pouca fiscalização quando se trata de cassinos online (Melhore a apresentação dessa discussão). Isso deixa um grande espaço para se lavar dinheiro e sonegar impostos. Por esta razão, o problema tende a ser agravado à medida que os as casas de apostas espalham seu nome pela web.
(Boa estratégia coesiva) Em suma, para resolver o impasse, o governo brasileiro deve criar leis que abordem os assuntos relacionados aos cassinos virtuais, assim como órgãos fiscalizadores especializados em fiscalização de jogos de azar e aplicação de medidas punitivas para empresas que infringirem as constituições estabelecidas. Dessa forma, não somente dificultará o acesso de pessoas vulneráveis às viciantes apostas online, evitando danos econômicos, como também irá impedir que ocorra lavagem de dinheiro através das empresas que criam e administram o jogos. (Proposta incompleta)
Comentários do corretor
As discussões pertinentes, no entanto precisam ser mais exploradas ao longo do desenvolvimento. Bom estudo!
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 160 | Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 160 | Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 840 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |
Iara - Correção por Inteligência Artificial
Competência | Nota | Observações |
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Competência 1 | 160 | Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Competência 2 | 160 | Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Competência 3 | 160 | Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. |
Competência 4 | 200 | Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Competência 5 | 200 | Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
Nota final | 880 | Parabéns! A redação está muito bem estruturada e apresenta uma argumentação consistente e coerente. Há um bom domínio da norma culta da língua e o texto demonstra maturidade no tratamento do tema. |