A atual Constituição Federal, cujo texto foi promulgado em 05 de outubro de 1988, reúne um expressivo conjunto de direitos fundamentais - a exemplo do acesso à saúde e à educação de qualidade - que representam conquistas democráticas históricas. Não obstante, a despeito de positivados na legislação, tais direitos não são integralmente efetivados no Brasil, haja vista que o país enfrenta problemas advindos dos jogos de apostas online, os quais afetam negativamente as vidas de milhões de cidadãos. Nesse contexto, é imperioso analisar a influência da negligência governamental e da educação deficitária como fatores implicados na gênese desse fenômeno, o que demanda intervenção para reverter tal cenário desfavorável.
Diante do exposto, ressalta-se a inoperância da máquina estatal como responsável direta pelos danos resultantes da prática denunciada. Nesse sentido, o filósofo alemão Friedrich Hegel acreditava que o Estado exprime o interesse coletivo, garante a aplicação de preceitos morais e realiza a liberdade humana - ou seja, constitui-se como instrumento para o bem-estar social. Contudo, a ideologia de Hegel não reverbera plenamente na realidade brasileira, visto que o poder público não destina recursos humanos e financeiros suficientes para fiscalizar as atividades e os mecanismos atinentes aos jogos virtuais, o que reduz as possibilidades de blindar a população contra os efeitos do uso indiscriminado de aplicativos, resultando em significativos prejuízos sociais e econômicos. Desse modo, ao demonstrar sua omissão, o aparato estatal contribui peremptoriamente para a persistência dessa situação preocupante.
(Boa estratégia coesiva) Ademais, em consonância com a tese exordial, deficiências no sistema de ensino representam outro obstáculo para a gestão do problema. Sob tal perspectiva, Paulo Freire - conceituado escritor, filósofo e pedagogo - declarou solenemente: "Se a educação sozinha não transforma a sociedade, sem ela tampouco a sociedade muda". Nesse viés, o sistema educacional fracassa ao não conseguir atender totalmente às necessidades dos cidadãos, como, por exemplo, uma formação adequada em finanças, o que é reflexo da carência de professores e outros profissionais capacitados, bem como da insuficiência de centros de ensino tecnicamente preparados para ministrar aulas dessa matéria. Dessa maneira, enquanto perdurarem os déficits no setor, a coletividade terá que conviver com este fato lamentável: prejuízos financeiros e transtornos emocionais decorrentes do abuso dos jogos online no Brasil.
(Boa estratégia coesiva) Portanto, é imprescindível combater a negligência estatal e a educação deficitária com vistas a sobrepujar os desafios supracitados. Nesses termos, cabe ao governo federal - formulador de políticas públicas no âmbito da União - intensificar a fiscalização das apostas virtuais no território nacional, por meio da Polícia Federal e de outros órgãos estatais, a fim de monitorar e disciplinar as atividades dos aplicativos e plataformas de jogos online. Outrossim, o Ministério da Educação deve mobilizar parte do seu orçamento para instituir os programas "Finanças para todos" e "Apostador Consciente", mediante a contratação de professores especialistas em educação financeira, com o intuito de promover o ensino dessa disciplina e prevenir prejuízos oriundos do vício em jogos de apostas online. Assim, viabilizadas tais medidas, a saúde financeira e o equilíbrio mental dos brasileiros serão devidamente resguardados, e os direitos previstos na Carta Magna, assegurados. (Proposta completa)
Comentários do corretor
As discussões precisam ser delimitadas e exploradas dentro do limite de 30 linhas. Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 200 | Nível 5 - Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizem reincidência. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 200 | Nível 5 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 160 | Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 200 | Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 960 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |
Iara - Correção por Inteligência Artificial
Competência | Nota | Observações |
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Competência 1 | 200 | Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos. |
Competência 2 | 200 | Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo, e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo. |
Competência 3 | 160 | Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. |
Competência 4 | 200 | Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Competência 5 | 200 | Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
Nota final | 960 | Excelente trabalho! A redação está dentro dos padrões de excelência do ENEM, apresentando uma argumentação clara e bem fundamentada, além de uma linguagem adequada e rica em recursos. Parabéns pela conquista! |