No filme "Alice no país da internet", uma menina é enganada por uma propaganda falsa em seu computador, sendo sugada para dentro dele. Porém - no Brasil - a falta do uso consciente da internet pode auxiliar para a vulnerabilidade dos usuários dentro dela. Logo, as consequências relacionadas à utilização de plataformas - como sites de apostas - são motivadas pelo incentivo por parte das mídias digitais, causando ou agravando problemas de vício em aparelhos eletrônicos.
A princípio, vale ressaltar que a carência de políticas públicas para a diminuição da influência dos anúncios das redes - sociais e televisivas - no cotidiano deve ser evitada. No entanto, o capitalismo presente no marketing digital incentiva a população - sem consciência sobre os riscos existentes nesse contexto da internet - a aderir às propostas anunciadas - como em jogos de apostas online - que "prometem" lhes trazer inúmeros benefícios, inclusive financeiros. Contudo, conforme o filósofo Thomas Hobbes "o homem é o lobo do próprio homem", uma vez que o indivíduo que não age racionalmente em relação ao uso - na maioria das vezes viciante - desse recurso, poderá se tornar dependente.
(Boa estratégia coesiva) Além disso, para que o vício em telas - relacionado aos jogos de apostas na internet - diminua, é essencial que todas as pessoas tenham o conhecimento sobre o excesso de uso desses aplicativos. Embora a Constituição Federal - promulgada no ano de 1988 - assegure o direito do cidadão brasileiro à informação, poucos são os que realmente sabem como se prevenir dessa dependência. Entretanto, a escassez de garantia ao acesso ao tratamento de viciados à população dificulta a sua prevenção. Por isso, obter a noção sobre a necessidade desse auxílio é indispensável para a saúde pública brasileira.
(Boa estratégia coesiva) Logo, o Ministério da Saúde deve promover campanhas contra o uso de jogos de apostas online, alertando sobre seus perigos tanto na incidência de vício e dependência quanto na sua influência. Assim sendo, essa divulgação ocorrerá nos meios de comunicação - como internet e televisão - alcançando um maior público a partir de anúncios e propagandas. Desta forma, os problemas relacionados a esse jogo poderão ser sanados. (Proposta completa)
Comentários do corretor
Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 200 | Nível 5 - Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizem reincidência. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 200 | Nível 5 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 160 | Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 200 | Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 960 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |