Sorte ou Azar? O efeito rebote da Globalização - Banco de redações


Jogos de apostas online: por que isso pode ser um problema?

Enviada em: 03/11/2024

Status:

Corrigida
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Com a expansão da globalização e dos grandes avanços tecnológicos, enfrentamos novas dificuldades, para as quais não encontramos soluções imediatas e fácies. Como citou Sófocles: “Nada de grandioso chega ao homem, sem uma grande maldição.” A propagação das plataformas digitais e sociais, o fácil acesso e propostas midiáticas que enchem os olhos, não só de gananciosos, mas também de gente sofrida e castigada pelas desigualdades sociais, tem causado um caos silencioso e muitas vezes mortal. A possibilidade de ascensão social e econômica, uma vida glamourosa, que permeia os sonhos de todos, através uma rodada, uma girada e a possibilidade de alcançar uma grande fortuna através dos jogos virtuais de apostas. Enquanto isso, nos bastidores, as Big Techs disparam seus ganhos em paraísos fiscais. (Melhore a contextualização do tema)

Por quanto, as mazelas alcançaram proporções assustadoras. Vícios, derrocada financeira, problemas com a família e suicídio aumentam a cada dia. A falta de educação tecnológica e leis que possam reger a disponibilidade dessas plataformas e suas propagandas perniciosas, (Sem vírgula) tem sido um enorme desafio. Afinal, os problemas emocionais e financeiros causados por esses jogos, (Sem vírgula) não é acolhido, em sua maioria, por políticas públicas de saúde e tão pouco pela sociedade. A vergonha, o sentimento de fracasso e o preconceito que poderão sofrer, (Sem vírgula) impedem muitos de buscar ajuda, mesmo que seja familiar. Sem saúde acessível e enfrentando as consequências e perdas nessas plataformas, muitos são os que desistem da própria vida. (Abordagem superficial)

Benção ou maldição? A mesma tecnologia que traz tantos avanços, descobertas e possibilidades, (Sem vírgula) também traz grande parte dos problemas a serem enfrentados. Afinal, nem todos têm conhecimento sobre algoritmos e ignoram que somos manipulados cada vez que olhamos para uma tela, ou até mesmo enquanto assistimos inocentemente algum programa na televisão. Além do que, (Sem vírgula) a grande maioria não sabe que o produto negociado por essas grandes empresas, somos nós. Nossos dados, preferências, desejos, sonhos, necessidades é o que alimenta as big techs. (Reestruture a discussão)

(Boa estratégia coesiva) Diante dos fatos, é imprescindível que governantes e sociedade se unam e tomem medidas para enfrentamento desses males, que como um vírus, atacam impiedosamente aos os vulneráveis. Faz-se necessário novas leis e diretrizes para que a internet venha a ser um ambiente mais seguro para todos. Não só no âmbito tecnológico, mas também na disponibilidade de profissionais de saúde capacitados para atender tantas pessoas adoecidas pela tecnologia, pois infelizmente, esse é um efeito rebote que todos sentirão mais dia ou menos dia. (Não apresentou a proposta propriamente dita)

Comentários do corretor


Delimite e explore mais as discussões ao longo do desenvolvimento. Evite uma abordagem limitada. Bom estudo. 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 160 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 120 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 120 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 160 Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 80 Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     640


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200


Iara - Correção por Inteligência Artificial

Novo método de correção de redação criado pelo Brasil Escola , que utiliza Inteligência Artificial para avaliar seu texto.
Aviso de responsabilidade: Este serviço utiliza inteligência artificial fornecida pela OpenAI e está em fase de testes. Embora a avaliação possa ser útil, há a possibilidade de imprecisões e erros, portanto, não podemos garantir total precisão na avaliação fornecidas. Por favor, use as informações fornecidas com critério e sempre verifique com fontes adicionais antes de tomar qualquer decisão importante.
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Competência Nota Observações
Competência 1 160 Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Competência 2 160 Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Competência 3 120 Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Competência 4 200 Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Competência 5 120 Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
Nota final 760 A redação está dentro do esperado para o ENEM, com pontos positivos a serem destacados. Há uma boa argumentação e coesão no texto, mas ainda é possível aprimorar a estruturação e a clareza das ideias.
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