A discussão acerca jogos de azar e apostas em geral é um tópico muito debatido, devido a sua natureza potencialmente prejudicial e viciante, (Justaposição) no videogame "Cuphead", os irmãos Xicrinho e Caneco apostam de modo descontrolado em um cassino até o ponto de apostarem a própria alma, o que nos mostra uma realidade muito comum de pessoas apostando descontroladamente em busca de dinheiro. Entretanto, com a evolução da tecnologia e da acessibilidade da à internet, apostas online se tornaram um problema ainda maior, em geral pode-se afirmar que sites e plataformas digitais de aposta online são em sua maioria manipuladas, com um algoritmo feito para seduzir novos usuários à continuarem jogando, este esquema também recebe suporte de influenciadores digitais que espalham esses sites e plataformas para seus seguidores em redes sociais sobre a promessa de dinheiro rápido e/ou fácil, isto faz com que vários se iludam pela esperança de poder resolver problemas pessoais ou financeiros e acabam apostando mais do que deviam em jogos de azar, este vício se torna prejudicial podendo causar tanto problemas financeiros quanto psicológicos, que posteriormente pode influenciar o comportamento da pessoa, tornando-se mais agressivo, impulsivo, estressado ou deprimido, em alguns casos, a pessoa pode acabar não se recuperando desses danos psicológicos, potencialmente levando até mesmo ao suicídio. Pode-se concluir que neste ponto, o Estado pode e deve tomar medidas para diminuir o vício em apostas online, tais medidas podem ser tanto educativas quanto palestras a respeito do tópico e maior conscientização sobre as apostas em geral, ou medidas restritivas como o banimento de plataformas e sites de aposta, tal ação não deve ser qualificado como censura, já que estes prejudicaram e continuam prejudicando a vida de vários cidadãos brasileiros. (Não compreende a estrutura do texto)
Comentários do corretor
Delimite e explore as discussões de acordo com a estrutura do texto. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 80 | Nível 2 - Desenvolve o tema recorrendo à cópia de trechos dos textos motivadores ou apresenta domínio insuficiente do texto dissertativo-argumentativo, não atendendo à estrutura com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 80 | Nível 2 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 80 | Nível 2 - Articula as partes do texto, de forma insuficiente, com muitas inadequações e apresenta repertório limitado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 80 | Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 480 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |