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Jogos de apostas online: por que isso pode ser um problema?

Enviada em: 02/11/2024

Status:

Corrigida
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O filósofo francês Jean-Paul Sartre defende que cabe ao ser humano escolher seu modo de agir, pois este seria livre e responsável. No entanto, percebe-se a irresponsabilidade da sociedade no que concerne à questão dos jogos de apostas online. Nesse contexto, percebe-se a configuração de um grave problema de contornos específicos, em virtude da má influência midiática, que reproduz muitas vezes anúncios desenfreados sobre estes jogos sem qualquer tipo de cuidado, também como (Paralelismo) da base educacional lacunar.

Em primeiro plano, é preciso atentar para o papel da mídia presente na questão. Conforme Pierre Bourdieu, o que foi criado para ser instrumento de democracia, não deve ser convertido em mecanismo de opressão. Nessa perspectiva, pode-se observar que a mídia, em vez de promover debates que elevem o nível de informação da população, influencia na consolidação do problema. (Explore mais a discussão)

(Boa estratégia coesiva) Outrossim, a falta de uma base educacional sólida também é um grande impasse para a resolução da problemática. Para Immanuel Kant, o ser humano é resultado da educação que teve. De acordo com essa perspectiva, se há um problema social, há como base uma lacuna educacional. No que tange aos jogos de aposta online, percebe-se forte influência desta causa, uma vez que a escola não tem cumprido seu papel no sentido de reverter o problema e alertar para os perigos desta atividade, pois não está trazendo às salas de aula conteúdos que ajam na resolução da falta de conhecimento financeiro da maioria dos jovens brasileiros.

(Boa estratégia coesiva) Portanto, indubitavelmente, medidas são necessárias para resolver essa questão. Assim, especialistas no assunto, com apoio de ONGs (Desenvolva a sigla) também especialistas, devem desenvolver ações que revertam a má influência midiática sobre os jogos de apostas onine. Tais ações devem ocorrer nas redes sociais, por meio da produção de vídeos que alertem sobre as reais condições da questão, comparando o tratamento que a midía expõe com relatos de pessoas que evidenciam problemas relacionados a estes jogos. É possível também, (Sem vírgula) que o MEC, em parceria com instituições financeiras, ofereça oficinas e debates (Vírgula) com o intuito de conceder aos alunos da rede pública de ensino, métodos de controle financeiro para que não sejam vítimas deste comportamento que assola a sociedade brasileira.​​​​​​​ (Proposta completa)

Comentários do corretor


Mantenha os aspectos positivos. Explore mais as discussões ao longo do desenvolvimento. Bom estudo! 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 160 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 160 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 160 Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 200 Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     880


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200