Em muitos anos a humanidade se depara com jogos de azar, a exemplo, os cassinos de Las Vegas que a cada ano lucra milhões de dólares com os seus ''clientes''. Todavia por causa da tecnologia, nós não precisamos ir para Las Vegas para apostar, só basta ter um computador ou smartphone e acesso a internet. Entretanto, é perigoso e tem muitas pessoas mau intencionadas mal-intencionadas querendo o seu dinheiro. (Reestruture e melhore a apresentação das discussões iniciais)
A nova febre do momento são as ''bets'' que você aposta em um determinado tema, há exemplo, jogos de futebol, e sendo assim caso a pessoa não tem conhecimento do site que está inserido, e possivelmente ela possa ser enganada. Por isso, é importante fazer um estudo do site, ver os comentários, acessar o ''Reclame Aqui'', e ficar atento das noticias, como olhar se a empresa não está envolvido em esquema de corrupção. Nos últimos dias empresas conhecidas tiveram participação em lavagens de dinheiro e muitas pessoas foram enganadas. (Reestruture a discussão apresentada)
(Melhore a estratégia coesiva) Há também os jogos como se fosse caças-níqueis, o que é mais conhecido o '' jogo do tigrinho'' que a pessoa coloca um pouco de dinheiro e eles te vendem uma ideia de ganho fácil, mas na realidade, (Sem vírgula) eles te prendem e com isso vira um vício. Desse modo, quando a pessoa se dá conta do real problema, ela se ver sem nada, porque esses jogos são programadas para lucrar que nem os caças-niques de Las Vegas. (Reelabore a discussão apresentada)
(Melhore a estratégia coesiva) Pela lei brasileira é permitido jogos de apostas online, mas cabe ao órgão responsável pela fiscalização dos modelos de jogos, tanto as ''bets'' e o '' jogo do tigrinho'' e precisa haver política de conscientização, (Sem vírgula) explicar como que funciona os jogos e o seus reais riscos. Não tem problema em apostar, portanto que seja com moderação. (Não apresentou a proposta de intervenção propriamente dita)
Comentários do corretor
Delimite e explore as discussões de acordo com a estrutura do texto. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 120 | Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 120 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 120 | Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 40 | Nível 1 - Apresenta proposta de intervenção vaga, precária ou relacionada apenas ao assunto. |
NOTA FINAL: 520 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |
Iara - Correção por Inteligência Artificial
Competência | Nota | Observações |
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Competência 1 | 160 | Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Competência 2 | 120 | Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Competência 3 | 120 | Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Competência 4 | 160 | Articula as partes do texto, com poucas inadequações, e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Competência 5 | 120 | Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
Nota final | 680 | A redação está dentro do esperado para o ENEM, com pontos positivos a serem destacados. Há uma boa argumentação e coesão no texto, mas ainda é possível aprimorar a estruturação e a clareza das ideias. |