No ambiente digital contemporâneo, é possível observar o surgimento de uma onda de propagandas sobre diversos jogos de apostas online, conhecidos popularmente como ‘bets’ (Aspas duplas). De maneira inócua, tais jogos são apresentados como uma forma alternativa de renda, a qual atrai um público vulnerável e mais suscetível a tomar má decisões financeiras.
Em primeiro plano, é necessário salientar a questão midiática da problemática. Influenciadores digitais são pagos para exporem os lucros que tiveram com tais jogos em suas plataformas, as quais geralmente alcançam milhares de pessoas. Seu público mais vulnerável, pessoas de baixa renda, baixa escolaridade e jovens, são expostos à essa promessa de lucro financeiro. (Delimite e explore mais a discussão)
(Boa estratégia coesiva) Ainda sob este viés, de acordo com o portal de notícias da EBC, em agosto de 2023, mais de R$ 3 bilhões de reais vindos de beneficiados do Bolsa família foram gastos em jogos de apostas eletrônicos. A população se torna dependente. O dinheiro que antes era direcionado às necessidades básicas, como a compra de alimento e o pagamento de contas e aluguel passa a ser gasto na esperança de um retorno maior. Assim, há um aumento na quantidade de indivíduos endividados e de forma indireta, um aumento na taxa da criminalidade, visto que o crime passa a ser utilizado como último recurso. (Melhore a relação entre as discussões)
(Boa estratégia coesiva) Portanto, cabe ao Poder Legislativo – responsável por criar, alterar e revogar leis – assegurar a regulamentação dos sites de jogos de aposta e a maneira em que são expostos nas redes sociais, e em conjunto, (Sem vírgula) o Ministério da Educação – órgão responsável por formular e avaliar políticas relacionadas à educação – deve incentivar o acesso à educação financeira, por meio de campanhas em ambientes escolares e digitais. Assim, a população se tornaria consciente aos riscos e através do conhecimento adquirido, tomariam boas decisões financeiras. (Proposta completa)
Comentários do corretor
Mantenha os aspectos positivos. Bom estudo!
Competências avaliadas
Competência
|
Nota
|
Motivo
|
Domínio da modalidade escrita formal
|
160
|
Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
|
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa
|
200
|
Nível 5 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo.
|
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista
|
160
|
Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista.
|
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação
|
200
|
Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
|
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos
|
200
|
Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
|
NOTA FINAL: 920
|
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível |
Nível 0 |
Nota 0 |
Nível 1 |
Nota 40 |
Nível 2 |
Nota 80 |
Nível 3 |
Nota 120 |
Nível 4 |
Nota 160 |
Nível 5 |
Nota 200 |
Iara - Correção por Inteligência Artificial
Novo método de correção de redação criado pelo
Brasil Escola , que utiliza Inteligência Artificial para avaliar seu texto.
Aviso de responsabilidade: Este serviço utiliza inteligência artificial fornecida pela
OpenAI e está em fase de testes. Embora a avaliação possa ser útil, há a possibilidade de imprecisões e erros, portanto, não podemos garantir total precisão na avaliação fornecidas. Por favor, use as informações fornecidas com critério e sempre verifique com fontes adicionais antes de tomar qualquer decisão importante.
Competência |
Nota |
Observações |
Competência 1 |
160 |
Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Competência 2 |
160 |
Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Competência 3 |
120 |
Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Competência 4 |
200 |
Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Competência 5 |
200 |
Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
Nota final |
840 |
Parabéns! A redação está muito bem estruturada e apresenta uma argumentação consistente e coerente. Há um bom domínio da norma culta da língua e o texto demonstra maturidade no tratamento do tema. |
Compartilhar resultados!