As plataformas de apostas: a maior compulsividade do século? - Banco de redações


Jogos de apostas online: por que isso pode ser um problema?

Enviada em: 02/11/2024

Status:

Corrigida
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"A República", obra do filósofo antigo Platão (Vírgula) descreve "A Alegoria da Caverna", em que os prisioneiros acorrentados em uma cova veem somente sombras refletidas e distorcidas na parede que acreditam ser reais. De maneira análoga, na sociedade contemporânea, essa realidade está presente quando se observa o uso constante de jogos de apostas online, cercados pela metáfora de Platão, em que os brasileiros vivem na escuridão, , (Sem vírgula) isto é, na ignorância, pela necessidade de lucro frequente se abstendo das consequências. Nesse viés, torna-se crucial analisar as causas desse revés, dentre as quais se destacam a esfera educacional e social.

Em primeira análise, a negligência promovida pela esfera educacional impulsiona o aumento dos jogos de aposta. Nessa perspectiva, a ausência de projetos educacionais que priorizem a assistência e a orientações aos jovens e adultos na conscientização dos impactos dos jogos de aposta contribui para a reverberação dos vícios e da compulsividade com jogos. De acordo a obra "Crônicas da Educação", da escritora brasileira Cecilia Meireles que descreve que a educação é fundamental para a orientação individual, ou seja, para a criticidade das inúmeras situações da vida social. A partir dessa prerrogativa, é notável que em razão do elevado número de plataformas online de aposta que impacta negativamente o discernimento individual, principalmente pela ausência de conscientização no ambiente escolar que limita a criticidade do usuário não refletindo sobre as consequências desses jogos. Diante disso, faz-se necessária a reformulação dessa postura estatal com o intuito que esse cenário de exclusão não continue a perdurar. (Delimite as discussões)

(Boa estratégia coesiva) Ademais, é imperativo pontuar que o setor social proporciona esses transtornos na sociedade. Tendo em vista o comum cenário de necessidade de lucro constante que é facilitado pelo acesso às plataformas de jogos de aposto que corrobora para a compulsividade sem discriminação. Segundo o conceito de reificação, proposto pelo sociólogo Karl Marx, o valor do indivíduo está em sua contribuição para o capitalismo. Por conseguinte, as casas de jogos promovem através de propagandas e digitais influencers a disseminação dessas práticas, incentivando a necessidade do usuário em apostar e alimentar o sistema capitalista de ganhos. Além disso, a carência pelo pertencimento social torna esses jogos ainda mais populares pela massificação digital o que prejudica ainda mais as relações sociais, gerando transtornos e prejuízos financeiros. Logo, é inadmissível que esse quadro perpetue durante o século XXI.

(Boa estratégia coesiva) Portanto, dadas as questões anteriormente problematizadas, são necessárias medidas para combater o uso de jogos de aposta online. Por sua vez, o Estado – principal promotor de regularidade social - deve promover orientação e conscientização para manter controlado a necessidade aos jogos de aposta, utilizando-os com moderação, tendo como objetivo melhorar as relações na sociedade. Por fim, cabe às organizações não-governamentais e âmbitos midiáticos – instrumento de ampla abertura - a fiscalização destas políticas e a realização de medidas que as auxiliem, por intermédio de campanhas e publicidade. Assim, a partir dessas medidas, os indivíduos possam conviver com a uma sociedade bem estruturada e colaborativa, ao contrário do que é retratado na obra "A República" de Platão. (Proposta completa)

Comentários do corretor


As discussões são pertinentes, no entanto precisam ser delimitadas e desenvolvidas dentro do limite de 30 linhas. Bom estudo!


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 160 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 200 Nível 5 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 160 Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 200 Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     920


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200