"A República", obra do filósofo antigo Platão (Vírgula) descreve "A Alegoria da Caverna", em que os prisioneiros acorrentados em uma cova veem somente sombras refletidas e distorcidas na parede que acreditam ser reais. De maneira análoga, na sociedade contemporânea, essa realidade está presente quando se observa o uso constante de jogos de apostas online, cercados pela metáfora de Platão, em que os brasileiros vivem na escuridão, , (Sem vírgula) isto é, na ignorância, pela necessidade de lucro frequente se abstendo das consequências. Nesse viés, torna-se crucial analisar as causas desse revés, dentre as quais se destacam a esfera educacional e social.
Em primeira análise, a negligência promovida pela esfera educacional impulsiona o aumento dos jogos de aposta. Nessa perspectiva, a ausência de projetos educacionais que priorizem a assistência e a orientações aos jovens e adultos na conscientização dos impactos dos jogos de aposta contribui para a reverberação dos vícios e da compulsividade com jogos. De acordo a obra "Crônicas da Educação", da escritora brasileira Cecilia Meireles que descreve que a educação é fundamental para a orientação individual, ou seja, para a criticidade das inúmeras situações da vida social. A partir dessa prerrogativa, é notável que em razão do elevado número de plataformas online de aposta que impacta negativamente o discernimento individual, principalmente pela ausência de conscientização no ambiente escolar que limita a criticidade do usuário não refletindo sobre as consequências desses jogos. Diante disso, faz-se necessária a reformulação dessa postura estatal com o intuito que esse cenário de exclusão não continue a perdurar. (Delimite as discussões)
(Boa estratégia coesiva) Ademais, é imperativo pontuar que o setor social proporciona esses transtornos na sociedade. Tendo em vista o comum cenário de necessidade de lucro constante que é facilitado pelo acesso às plataformas de jogos de aposto que corrobora para a compulsividade sem discriminação. Segundo o conceito de reificação, proposto pelo sociólogo Karl Marx, o valor do indivíduo está em sua contribuição para o capitalismo. Por conseguinte, as casas de jogos promovem através de propagandas e digitais influencers a disseminação dessas práticas, incentivando a necessidade do usuário em apostar e alimentar o sistema capitalista de ganhos. Além disso, a carência pelo pertencimento social torna esses jogos ainda mais populares pela massificação digital o que prejudica ainda mais as relações sociais, gerando transtornos e prejuízos financeiros. Logo, é inadmissível que esse quadro perpetue durante o século XXI.
(Boa estratégia coesiva) Portanto, dadas as questões anteriormente problematizadas, são necessárias medidas para combater o uso de jogos de aposta online. Por sua vez, o Estado – principal promotor de regularidade social - deve promover orientação e conscientização para manter controlado a necessidade aos jogos de aposta, utilizando-os com moderação, tendo como objetivo melhorar as relações na sociedade. Por fim, cabe às organizações não-governamentais e âmbitos midiáticos – instrumento de ampla abertura - a fiscalização destas políticas e a realização de medidas que as auxiliem, por intermédio de campanhas e publicidade. Assim, a partir dessas medidas, os indivíduos possam conviver com a uma sociedade bem estruturada e colaborativa, ao contrário do que é retratado na obra "A República" de Platão. (Proposta completa)
Comentários do corretor
As discussões são pertinentes, no entanto precisam ser delimitadas e desenvolvidas dentro do limite de 30 linhas. Bom estudo!
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 200 | Nível 5 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 160 | Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 200 | Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 920 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |