Para o filósofo francês Clément Rosset, toda realidade é cruel. Essa crueldade pode facilmente ser observada nos jogos de apostas online, onde várias pessoas acabam perdendo tudo o que tem na esperança de ganhar dinheiro fácil . Nessa perspectiva, é nítido um problema cruel, causado pela falta de informação e, claro, a negligência governamental. (Muito bem.
Em primeiro lugar, existe o desconhecimento sobre os jogos de apostas. Para Platão, "a parte que ignoranos é muito maior do que sabemos". De fato, há uma ignorância generalizada real sobre o famoso "Jogo do tigrinho", uma vez que a plataforma é programada pra te dar a sensação de quase vitória, o que faz você querer jogar novamente atém que já tenha gastado tudo, o que acaba desencadeando a falência de algumas famílias. (Reestruture essa discussão) Como consequência disso, a qualidade de vida do país vai decaindo.
(Boa estratégia coesiva) Além disso, a negligência do poder público é deveras preocupante. Existe uma "teoria das instituições zumbis", do sociológico polonês Zygmunt Bauman, que critica a ineficácia das instituições na sociedade contemporânea, visto que elas não agem suficientemente — ou simplesmente não agem de forma alguma — para resolver os problemas do povo. É notória a falta de presença do Estado em relação aos jogos de apostas, tendo em vista que eles parecem não se importar se o seu povo está perdendo dinheiro de forma injusta e ilegal. Isso acarreta no aparecimento de mais casas de apostas, gerando um prejuízo enorme para todas as pessoas que se vêem tentadas a jogar.
(Boa estratégia coesiva) Portanto, uma intervenção é necessária. Para isso, o governo precisa criar um plano de ações específico para eliminação de sites de jogos, por meio de ações públicas, a fim de reverter a ineficiência em que se encontra e agir contra a falta de informação da população a respeito do tema. Tal ação pode, ainda, contar com a ajuda do âmbito escolar para instruir as nossas crianças, garantindo assim uma aumento de conhecimento na sociedade futura. Dessa forma, será possível vislumbrar uma realidade menos desinformada, e consequentemente, (Sem vírgula) menos tendeciosa a cair nesses tipos de jogos que só causam destruição e perdas. (Proposta completa)
Comentários do corretor
Mantenha os aspectos positivos. Bom estudo!
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 200 | Nível 5 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 160 | Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 0 | Nível 0 - Não apresenta proposta de intervenção ou apresenta proposta não relacionada ao tema ou ao assunto. |
NOTA FINAL: 720 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |
Iara - Correção por Inteligência Artificial
Competência | Nota | Observações |
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Competência 1 | 160 | Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Competência 2 | 160 | Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Competência 3 | 160 | Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. |
Competência 4 | 200 | Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Competência 5 | 200 | Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
Nota final | 880 | Parabéns! A redação está muito bem estruturada e apresenta uma argumentação consistente e coerente. Há um bom domínio da norma culta da língua e o texto demonstra maturidade no tratamento do tema. |