Segundo o filósofo John Locke, é dever do Estado garantir os direitos e o bem-estar da população. Entretanto, o vício em jogos de apostas online é uma realidade comum na sociedade brasileira, pois o poder público não atua de forma eficiente, tampouco exerce seu papel social-conforme a ideologia de John Locke. Dessa forma, as causas dessa problemática é, não só a falta de causas sociais para impedir o vício nos jogos de apostas, mas também a pouca atuação do Estado.
Primeiramente, nota-se que a falta de causas sociais desenvolve a permanência do vício nos jogos de apostas. Sob essa lógica, ao destacar a ideologia de Platão, especificamente sobre o uso da razão para combater os problemas sociais (Ideia incompleta). Entretanto, percebe-se que essa conduta não é praticada pelos brasileiros, sobretudo quando o assunto é o vício nos jogos de apostas online. Isso porque, lamentavelmente, o indivíduo não questiona a realidade em que está vivendo, tendo em vista que é necessária a conversa entre sociedade de estado para a resolução desse problema. (Problema na construção de sentido)
(Boa estratégia coesiva) Além disso, é importante citar a falta de ação e compromisso do estado a com essa problemática. Segundo o filósofo renascentista, Nicolau Maquiavel, o principal objetivo do governante é a manutenção do poder. Essa reflexão do pensador ecoa na falta de problematização dos jogos de apostas online, na medida que os indivíduos não tenham representatividade política e pouco reconhecimento pela maior parte do grupo social. Assim, a falta de combate a proibição dos jogos de apostas nos afasta da população cada vez mais avançada economicamente.
(Boa estratégia coesiva) Portanto, é evidente a necessidade de medidas para combater essa problemática. Logo, o Estado deve criar um projeto de lei para a proibição dos jogos de apostas online. Ademais, o governo deve promover palestras sobre a conscientização acerta acerca do problema. Essa medida objetiva mostra aos cidadãos brasileiros que a problematização dos jogos de apostas são reais e evidencia a importância da reversão desse quadro. Feito isso, ao presenciar um estado ativo, a ideologia de John Locke poderá ser cumprida e vista no país. (Proposta incompleta)
Comentários do corretor
As discussões precisam ser delimitadas e mais exploradas ao longo do desenvolvimento. Mantenha os aspectos positivos. Bom estudo!
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 160 | Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 800 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |
Iara - Correção por Inteligência Artificial
Competência | Nota | Observações |
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Competência 1 | 160 | Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Competência 2 | 160 | Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Competência 3 | 160 | Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. |
Competência 4 | 200 | Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Competência 5 | 200 | Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
Nota final | 880 | Parabéns! A redação está muito bem estruturada e apresenta uma argumentação consistente e coerente. Há um bom domínio da norma culta da língua e o texto demonstra maturidade no tratamento do tema. |