Arquitetura hostil e quais os seus impactos em uma sociedade - Banco de redações


Arquitetura hostil: um debate importante sobre essa forma de exclusão social

Enviada em: 24/10/2024

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

Em 1948 a ONU ( Organização das Nações Unidas ) decretou uma das leis mais significativas da história recente: a Declaração Universal dos Direitos Humanos, cujo o contexto garante atendimento da necessidades da população. Em vista disso podemos ver que a realidade é contraria ao que a lei prega, posto que a arquitetura hostil está particularmente em ambientes públicos, essa foi uma forma que o Estado encontrou de exclusão social (Melhore a construção dessa ideia) de pessoas em situação de rua. 

Em primeiro plano, podemos notar que o poder público negligencia certas classes sociais, fazendo assim uma arquitetura hostil, geralmente em centros urbanos, e limitando o acesso a lugares considerados comuns. Sob essa ótica, indivíduos em situação de rua acabam ficando prejudicados, pois esses locais deveriam ser acessíveis e essa estrutura impede que eles tenham onde se estabelecer. (Explore de modo produtivo)

(Boa estratégia coesiva) Nessa perspectiva, também observamos que os Streeter (Skatistas que praticam o esporte na rua) são afetados por essa arquitetura, sendo assim eles não teriam a liberdade de praticar seu lazer, porque podem se lesionar com os obstáculos que encontram por esses espaços. Nesses casos o ministério da educação careceria fazer uma parte desse ponto específica para eles, pois de acordo com o artigo quinto da Constituição Federal, todos são iguais perante a lei e isso garante o direito à vida, à igualdade, à segurança, à liberdade e à propriedade, logo os tais tem o direito de terem o seu lazer defendido. (Melhore a apresentação dessa discussão)

(Boa estratégia coesiva) Diante os argumentos apresentados, é necessário que a regência aja fazendo, (Sem vírgula) bancos com assentos retos e com cobertura, ou fornecer moradias aos necessitados, praças maiores e com mais locais de lazer, pisos nivelados, entre outras propostas que poderiam ajudar na melhoria dessa problemática. E assim diminuindo as insatisfações quanto aos espaços públicos. (Proposta incompleta) 

Comentários do corretor


Delimite e explore mais as discussões ao longo do desenvolvimento. Mantenha os aspectos positivos. Bom estudo. 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 160 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 160 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 120 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 120 Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     760


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200