Arquitetura hostil - Banco de redações


Arquitetura hostil: um debate importante sobre essa forma de exclusão social

Enviada em: 23/10/2024

Status:

Corrigida
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''Utopia'', a famosa obra do escritor britânico Thomas More, retrata uma sociedade perfeita, livre de mazelas sociais. No entanto, a realidade brasileira é adversa à idealizada na obra, pois a arquitetura hostil é uma problemática existente. Assim, é possível identificar duas causas principais para essa conjuntura: a omissão governamental e as desigualdades sociais. (Muito bem. Formulou a tese)

Antes de tudo, percebe-se um evidente descaso governamental em relação a essa questão. A Constituição Federal de 1988 estabelece que é dever do Estado garantir a todos os cidadãos o direito à vida, à educação, à segurança e à proteção contra qualquer forma de negligência. Contudo, essa premissa parece ter sido esquecida, visto que são os mínimos os esforços para arquitetura hostil, a qual excluem grande parcela da sociedade, morando em situações precárias e desconfortáveis. (Melhore o encadeamento das ideias) Causado pela falta de investimento por parte do governo em recursos de moradia, de indivíduos que vivem em situações vulneráveis e moradores de rua. Como resultado, o direito à segurança e à proteção é negligenciado, aumentando hierarquia econômica e racial. Isso representa um empecilho para a ordem do país. (Melhore a apresentação da discussão)

(Boa estratégia coesiva) Além disso, é importante destacar as desigualdades sociais nesse contexto. A filósofa Hannah Arendt menciona: '' A essência dos direitos humanos é o direito a ter direitos''. No entanto, isso não ocorre na prática, os cidadãos não possui uma vida digna nessas situações, vivem em rejeição da sociedade, perigo e falta de condições básicas de higiene. Por outro lado, temos prédios luxuosos e lugares com alto investimento, dando até prejuízo. Diante do exposto, vemos o aumento da desigualdade social e do preconceito racial, esses desafios ferem o direito à igualdade, sendo negligenciado o combate a desigualdade social. 

(Boa estratégia coesiva) Portanto, cabe ao Estado investir uma maior parcela do PIB (Desenvolva a sigla)(Sem vírgula) em condições de moradia digna. Essa ação deve ocorrer por meio do Ministério dos Direitos Humanos, órgão responsável por elaborar planos e políticas públicas voltadas, a lugares precários, serem construídos saneamento básico, coleta de lixo, higiene básica. (Truncamento) Promovendo segurança a todos, garantindo a todos um verdadeiro lar, digno de ser vivido. Com isso combateremos a arquitetura hostil, não separando essa parcela do resto da sociedade, promovendo a todos os mesmos direitos. Dessa forma remediaremos não somente a omissão governamental, mas também as desigualdades sociais.

Comentários do corretor


Mantenha os aspectos positivos. Bom estudo. 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 160 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 200 Nível 5 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 160 Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 200 Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     920


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200


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Aviso de responsabilidade: Este serviço utiliza inteligência artificial fornecida pela OpenAI e está em fase de testes. Embora a avaliação possa ser útil, há a possibilidade de imprecisões e erros, portanto, não podemos garantir total precisão na avaliação fornecidas. Por favor, use as informações fornecidas com critério e sempre verifique com fontes adicionais antes de tomar qualquer decisão importante.
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Competência Nota Observações
Competência 1 160 Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Competência 2 160 Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Competência 3 160 Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista.
Competência 4 200 Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Competência 5 200 Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
Nota final 880 Parabéns! A redação está muito bem estruturada e apresenta uma argumentação consistente e coerente. Há um bom domínio da norma culta da língua e o texto demonstra maturidade no tratamento do tema.
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