Arquitetura hostil e seus impactos nos espaços públicos - Banco de redações


Arquitetura hostil: um debate importante sobre essa forma de exclusão social

Enviada em: 23/10/2024

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

Arquitetura hostil é uma estratégia de design público; (Sem ponto e vírgula) que discretamente exclui certos grupos de indivíduos de usufruir os espaços públicos. Na maioria das vezes, essas pessoas estão em situação de rua ou tem alguma deficiência; (Sem ponto e vírgula) como cadeirantes. (Melhore a contextualização do tema e formule a tese)

Espaços públicos que usam desse design não são de todos e sim de um seleto grupo de cidadãos. por decorrência dessa estratégia de exclusão social de certas comunidades de pessoas; tais que geralmente já sofrem com preconceitos, os reforçando. (Problemas na construção de sentido)
Arquitetura hostil igualmente acarreta as desigualdades de acesso a áreas de uso coletivo; como parques, pontos de ônibus e hospitais.

(Boa estratégia coesiva) Em uma síntese, a arquitetura hostil provoca muitos problemas preocupantes para inclusividade da cidade e para a sociedade no presente e futuro.
Sendo o problema de todos, dessa forma a população e a prefeitura devem apoiar designs públicos mais inclusivos e abater os mais exclusivos. (Vírgula) elevando a qualidade de vida de todos os cidadãos. (Não apresentou a proposta propriamente dita)

Comentários do corretor


Delimite e explore as discussões de acordo com a estrutura do texto. Bom estudo. 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 120 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 80 Nível 2 - Desenvolve o tema recorrendo à cópia de trechos dos textos motivadores ou apresenta domínio insuficiente do texto dissertativo-argumentativo, não atendendo à estrutura com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 80 Nível 2 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 160 Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 80 Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     520


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200