Arquitetura hostil é uma estratégia de design público; (Sem ponto e vírgula) que discretamente exclui certos grupos de indivíduos de usufruir os espaços públicos. Na maioria das vezes, essas pessoas estão em situação de rua ou tem alguma deficiência; (Sem ponto e vírgula) como cadeirantes. (Melhore a contextualização do tema e formule a tese)
Espaços públicos que usam desse design não são de todos e sim de um seleto grupo de cidadãos. por decorrência dessa estratégia de exclusão social de certas comunidades de pessoas; tais que geralmente já sofrem com preconceitos, os reforçando. (Problemas na construção de sentido)
Arquitetura hostil igualmente acarreta as desigualdades de acesso a áreas de uso coletivo; como parques, pontos de ônibus e hospitais.
(Boa estratégia coesiva) Em uma síntese, a arquitetura hostil provoca muitos problemas preocupantes para inclusividade da cidade e para a sociedade no presente e futuro.
Sendo o problema de todos, dessa forma a população e a prefeitura devem apoiar designs públicos mais inclusivos e abater os mais exclusivos. (Vírgula) elevando a qualidade de vida de todos os cidadãos. (Não apresentou a proposta propriamente dita)
Comentários do corretor
Delimite e explore as discussões de acordo com a estrutura do texto. Bom estudo.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 120 | Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 80 | Nível 2 - Desenvolve o tema recorrendo à cópia de trechos dos textos motivadores ou apresenta domínio insuficiente do texto dissertativo-argumentativo, não atendendo à estrutura com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 80 | Nível 2 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 160 | Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 80 | Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 520 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |