[Sem título] - Banco de redações


Arquitetura hostil: um debate importante sobre essa forma de exclusão social

Enviada em: 23/10/2024

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

Em "Oliver Twist", obra literária do autor Charles Dickens, Oliver, o personagem principal, sofre uma vida miserável e de abandono. Todavia, no Brasil, situações semelhantes favorecem o aumento no número de moradores de rua, sendo o principal meio utilizado para evitá-lo, a aderência à arquitetura hostil (Melhore a construção de sentido). Logo, a falta de estruturas públicas para o alojamento de pessoas sem moradia e de ações governamentais para combater à miséria são causas dessa "agressão indireta" à população.

A princípio, vale ressaltar que a carência de recursos financeiros na maioria da nação deve ser superada, para que plantas com espinhos em grades, janelas com pontas de concreto e pontos de ônibus sem bancos não sejam necessários. No entanto, essa situação torna-se cada vez mais frequente, visto que existe pouco capital voltado à garantia de moradia, principalmente aos marginalizados e aqueles em um contexto de vulnerabilidade. Embora a Constituição Federal, promulgada em 1988, assegure os direitos dos brasileiros, a escassez de sua aplicação no âmbito social favorece o aumento da pobreza na comunidade. Porém, ainda que algumas residências fossem destinadas a essa parcela da população, outras necessidades básicas, como alimentação e saneamento básico, também teriam de ser previamente sanadas. (Melhore a apresentação dessa discussão)

(Boa estratégia coesiva) Além disso, para que essa escória brasileira tenha como garantidos esses direitos obrigatórios, é essencial que ações governamentais voltadas ao enfrentamento das dificuldades econômicas sejam implantadas. Entretanto, medidas regionais com o foco na comunidade local poderão ser mais eficazes, tendo em vista o controle de quem passa ou não por necessidades. Contudo, conforme o filósofo Thomas Hobbes "o homem é o lobo do próprio homem", uma vez que o governo que não se propõe a auxiliar a população, não terá uma sociedade com mais saúde e bem-estar. Por isso é preciso obter a noção sobre essa necessidade financeira social para diminuir a sua crescente incidência no Brasil e, consequentemente, a hostilidade na arquitetura urbana. (Melhore a apresentação da discussão)

(Boa estratégia coesiva) Logo, o Ministério da Cidadania deve promover campanhas a favor da garantia de infraestruturas públicas para a moradia de pessoas carentes e de ações por parte do governo para uma menor taxa de pobreza no país. Assim sendo, essa divulgação ocorrerá nos meios digitais e de comunicação, como rede sociais e televisivas, nos quais um maior público poderá ser alcançado a partir de anúncios e propagandas. Desta maneira, haverá uma conscientização sobre a importância da ajuda prestada à população mais carente, evitando as dificuldades pelas quais Oliver passou e a arquitetura hostil. (Proposta completa)

Comentários do corretor


Delimite e explore as discussões de modo produtivo. Mantenha os aspectos positivos.


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 160 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 200 Nível 5 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 120 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 200 Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     880


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200