A Constituição Federal de 1988 retrata,no artigo 3, que o Estado deve promover uma sociedade justa e solidária. Entretanto, essa norma não é aplicada na realidade, haja vista que a arquitetura hostil é um problema social. Diante disso, cabe a análise das causas que levam a esse processo,os quais permeiam a negligência governamental e a desigualdade social. (Muito bem. Formulou a tese)
Em primeiro análise, a falta de responsabilidade e obrigações básicas do Governo colaboram esse fator. No livro do jornalista Gilberto o "Cidadão de Papel" aborda a vida de jovens brasileiros que vivem condições de vulnerabilidade social ,apesar da lei os amparar. Dessa forma a narrativa retrata a sociedade brasileira, uma vez que com a falta de auxílio por parte do governo, abundantes moradores de rua, não usufruir do seu direito à acesso à saúde e principalmente à moradia. (Melhore a apresentação dessa discussão)
(Melhore a estratégia coesiva) Desse modo a desigualdade social contribui para essa ação. Para Simone de Bauvoir "invisibilidade social refere-se ao processo de exclusão social por determinados grupos . Esse termo pode ser associado, visto que desabrigados muitas vezes por conta da " situação de probreza" sofrem discriminações e não recebem o devido apoio. Por conta disso gera a sensação de excluimento para esse grupo em questão. (Melhore a apresentação da discussão)
(Boa estratégia coesiva) Portanto, é necessário a solução eficaz do problema. Para isso, o Ministério Público deve criar campanhas informacionais direcionadas à arquitetura hostil por meio de recursos da União, provenientes do fundo rotativo previsto nos orçamentos anuais. Essa matéria será tomada com a finalidade de conscientizar a população. Logo a questão da arquitetura hostil será amenizada. (Proposta incompleta)
Comentários do corretor
Delimite e explore as discussões de modo mais produtivo. Mantenha os aspectos positivos.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 200 | Nível 5 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 160 | Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 840 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |