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Arquitetura hostil: um debate importante sobre essa forma de exclusão social

Enviada em: 23/10/2024

Status:

Corrigida
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A Constituição Federal de 1988 retrata,no artigo 3, que o Estado deve promover uma sociedade justa e solidária. Entretanto, essa norma não é aplicada na realidade, haja vista que a arquitetura hostil é um problema social. Diante disso, cabe a análise das causas que levam a esse processo,os quais permeiam a negligência governamental e a desigualdade social. (Muito bem. Formulou a tese)

Em primeiro análise, a falta de responsabilidade e obrigações básicas do Governo colaboram esse fator. No livro do jornalista Gilberto o "Cidadão de Papel" aborda a vida de jovens brasileiros que vivem condições de vulnerabilidade social ,apesar da lei os amparar. Dessa forma a narrativa retrata a sociedade brasileira, uma vez que com a falta de auxílio por parte do governo, abundantes moradores de rua, não usufruir do seu direito à acesso à saúde e principalmente à moradia. (Melhore a apresentação dessa discussão)

(Melhore a estratégia coesiva) Desse modo a desigualdade social contribui para essa ação. Para Simone de Bauvoir "invisibilidade social refere-se ao processo de exclusão social por determinados grupos . Esse termo pode ser associado, visto que desabrigados muitas vezes por conta da " situação de probreza" sofrem discriminações e não recebem o devido apoio. Por conta disso gera a sensação de excluimento para esse grupo em questão. (Melhore a apresentação da discussão)

(Boa estratégia coesiva) Portanto, é necessário a solução eficaz do problema. Para isso, o Ministério Público deve criar campanhas informacionais direcionadas à arquitetura hostil por meio de recursos da União, provenientes do fundo rotativo previsto nos orçamentos anuais. Essa matéria será tomada com a finalidade de conscientizar a população. Logo a questão da arquitetura hostil será amenizada. (Proposta incompleta)

Comentários do corretor


Delimite e explore as discussões de modo mais produtivo. Mantenha os aspectos positivos. 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 160 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 200 Nível 5 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 120 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 160 Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     840


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200