O livro "O Cidadão de Papel", de Gilberto Dimenstein, trata da violação de diversos direitos garantidos constitucionalmente aos cidadãos. Analogamente, a crítica do autor pode ser verificada na arquitetura hostil, uma vez que muitas pessoas são excluídas de determinados espaços públicos, com seus direitos vilipendiados. Nesse sentido, é pertinente analisar o silenciamento e a insuficiência legislativa como pilares dessa problemática. (Muito bem. Contextualizou o tema e formulou a tese)
Diante desse cenário, é notório que a falta de debate é um fator determinante para a persistência do problema. Segundo Djamila Ribeiro, é necessário tirar uma situação da invisibilidade para que soluções possam ser propostas. No entanto, há um silêncio instaurado em torno do design hostil, visto que pouco se discute sobre o tema nas escolas e na mídia de massa, o que contribui para a invisibilização dessa exclusão social, agravando os índices dessas construções, com consequências sérias. Assim, torna-se urgente romper esse silêncio.
(Boa estratégia coesiva) Ademais, é evidente que a ineficácia legislativa influencia fortemente na consolidação dessa problemática. De acordo com Maquiavel, “mesmo as leis mais bem ordenadas são impotentes diante dos costumes”. De fato, tal impotência é notória no que diz respeito à arquitetura hostil, que, apesar de criminalizada por lei, persiste devido à falta de fiscalização e de punição adequadas, permitindo que os criadores permaneçam impunes e que as vítimas continuem expostas a situações de exclusão. Dessa forma, é essencial fortalecer a base legal para que esse impasse seja resolvido.
(Boa estratégia coesiva) Portanto, faz-se necessária uma intervenção pontual. Para isso, é imprescindível que o Ministério da Cidadania, por meio de uma campanha nacional, promova a divulgação de vídeos informativos sobre a arquitetura hostil e as formas de combatê-la, a fim de reverter o silenciamento em torno do tema e reduzir o número de pessoas em situação de censura. Essa ação deve ser veiculada em redes de televisão aberta e nas plataformas digitais do governo. Paralelamente, é urgente intervir sobre a ineficiência legislativa. Dessa forma, a cidadania poderá, finalmente, sair do papel e se tornar uma realidade. (Proposta completa)
Comentários do corretor
Ótimas discussões, no entanto precisam ser mais exploradas. Mantenha os aspectos positivos. Bom estudo.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 200 | Nível 5 - Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizem reincidência. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 200 | Nível 5 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 200 | Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 920 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |