A Constituição Federal de 1988 – norma de maior hierarquia do sistema jurídico brasileiro – garante a defesa ao respeito e à dignidade inerente a todos os indivíduos. No entanto, essa garantia não é verificada na realidade brasileira, uma vez que a arquitetura contemporânea pode hostilizar diretamente a população. Nesse sentido, torna-se premente analisar as principais causas dessa problemática: a negligência governamental e a invisibilidade midiática. (Muito bem. Formulou a tese)
Diante desse contexto, é válido postular que a inoperância estatal é um entrave presente no problema. O livro "Cidadão de Papel" , do escritor Gilberto Dimenstein, aborda as divergências entre as leis constitucionais e a contemporaneidade. Assim como na obra, os direitos assegurados na Constituição não são devidamente aplicados, já que os órgãos políticos negligenciam os graves impactos que a arquitetura hostil proporciona – como a falta de uma infraestrutura adequada para práticas de lazer e a marginalização das pessoas em situação de rua, que perdem suas precárias habitações em decorrência dessa falta de prioridade governamental. Desse modo, é necessário melhorar a organização política atual.
(Boa estratégia coesiva) Além disso, convém ressaltar que a ausência de visibilidade midiática agrava a situação. A filósofa Djamila Ribeiro afirma que é preciso tirar uma situação da invisibilidade para que soluções sejam promovidas. Entretanto, as mídias sociais não retratam a exclusão social gerada a partir da criação de infraestruturas inadequadas, por ser um assunto considerado supérfluo, ou seja, desmerecedor da atenção pública. Infelizmente, esse descaso faz com que a problemática careça da atenção necessária e, consequentemente, políticas que busquem atenuar essa questão não são debatidas. Dessa forma, urge tirar o problema da invisibilidade.
(Boa estratégia coesiva) Portanto, é indispensável intervir sobre esse complexo desafio hodierno. Para isso, o governo federal deve desenvolver políticas públicas que visem diminuir a arquitetura hostil brasileira. Isso pode ocorrer por meio da criação de leis e serviços de fiscalização, objetivando punir os indivíduos que financiam e realizam essa ação. Tal ação pode, ainda, contar com a implementação de palestras em universidades – ministradas, especificamente, por arquitetos e engenheiros – buscando explorar outras formas de arquitetura que não prejudique a população. Paralelamente, é preciso tirar o problema da invisibilidade através de divulgações das consequências da arquitetura hostil via redes sociais, a fim de conscientizar a população. Dessa maneira, os direitos constitucionais serão efetivados. (Proposta completa)
Comentários do corretor
Mantenha os aspectos positivos. Você está no caminho.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 200 | Nível 5 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 160 | Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 200 | Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 920 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |