A arquitetura hostil se trata de uma espécie de construção que visa a exclusão de uma parte da sociedade, parte socieconomicamente vulnerável, através de designs que tornam a comodidade e aproveitamento dos mesmos, (Sem vírgula) impossível. Segundo Adam Smith, em sua obra "Teoria dos Sentimentos Morais", há princípios no homem que os fazem se interessarem pela felicidade do próximo como se fosse uma necessidade para ele mesmo, estretanto, na sociedade atual é possível notar pensamentos distintos a respeito do mesmo assunto, é preciso levar em consideração as influências do pensamento capitalista quando citamos a empatia e o cuidado para com o próximo. De acordo com Karl Marx e Engels, em sua obra "Manifesto Comunista", a história de todas as sociedades até a atualidade se resume a história das lutas de classe, tornando evidente a diferença entre as classes como uma crítica ao sistema do capitalismo, onde apenas uma parcela da sociedade detém o poder. (Reestruture as discussões iniciais)
(Melhore a estratégia coesiva) Para resolver essa situação, o governo deve criar construções que abriguem e se responsabilizem pelos cuidados para com os indivíduos socieconomicamente vulneráveis, dessa forma, trazendo uma solução e alternativa além de um projeto moralmente, eticamente incorreto e desumano. (Parágrafo frasal)
(Melhore a estratégia coesiva) A arquitetura hostil não deve ser aceita ou normalizada, se trata de um tratamento cruel com outros indivíduos, além disso, deve ser feito outro projeto que vise o bem-estar da sociedade no geral, que não leve em consideração apenas o conforto e contentamento da classe mais alta, desse modo, tornando possível a convivência de forma mais agradável e humanizada da população. (Parágrafo frasal)
Comentários do corretor
Delimite e explore as discussões de acordo com a estrutura do texto. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 120 | Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 120 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 80 | Nível 2 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 120 | Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 80 | Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 520 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |