Arquitetura hostil: um debate importante sobre essa forma de exclusão social - Banco de redações


Arquitetura hostil: um debate importante sobre essa forma de exclusão social

Enviada em: 22/10/2024

Status:

Corrigida
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A arquitetura hostil se trata de uma espécie de construção que visa a exclusão de uma parte da sociedade, parte socieconomicamente vulnerável, através de designs que tornam a comodidade e aproveitamento dos mesmos, (Sem vírgula) impossível. Segundo Adam Smith, em sua obra "Teoria dos Sentimentos Morais", há princípios no homem que os fazem se interessarem pela felicidade do próximo como se fosse uma necessidade para ele mesmo, estretanto, na sociedade atual é possível notar pensamentos distintos a respeito do mesmo assunto, é preciso levar em consideração as influências do pensamento capitalista quando citamos a empatia e o cuidado para com o próximo. De acordo com Karl Marx e Engels, em sua obra "Manifesto Comunista", a história de todas as sociedades até a atualidade se resume a história das lutas de classe, tornando evidente a diferença entre as classes como uma crítica ao sistema do capitalismo, onde apenas uma parcela da sociedade detém o poder. (Reestruture as discussões iniciais)

(Melhore a estratégia coesiva) Para resolver essa situação, o governo deve criar construções que abriguem e se responsabilizem pelos cuidados para com os indivíduos socieconomicamente vulneráveis, dessa forma, trazendo uma solução e alternativa além de um projeto moralmente, eticamente incorreto e desumano. (Parágrafo frasal)

(Melhore a estratégia coesiva) A arquitetura hostil não deve ser aceita ou normalizada, se trata de um tratamento cruel com outros indivíduos, além disso, deve ser feito outro projeto que vise o bem-estar da sociedade no geral, que não leve em consideração apenas o conforto e contentamento da classe mais alta, desse modo, tornando possível a convivência de forma mais agradável e humanizada da população. (Parágrafo frasal)

Comentários do corretor


Delimite e explore as discussões de acordo com a estrutura do texto. Não deixe de exercitar a sua escrita. 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 120 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 120 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 80 Nível 2 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 120 Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 80 Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     520


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200