A canção " ximbom, bombom ", do grupo as meninas, critica a desigualdade social no Brasil ao afirmar que " o rico cade vez mais rico, e o pobre cada vez mais pobre ". Esse trecho evidencia a concentração de renda e a falta de oportunidades para as camadas mais pobres. (Melhore a contextualização do tema e formule a tese)
Nesse contexto a desigualdade econômica é perpetuada por fatores como o acesso limitado à educação de qualidade e a precaridade no mercado de trabalho, o que impede a mobilidade social. Assim, como sugere a música, essas barreiras privam os cidadãos de uma vida digna e justa (Melhore a coesão) De modo que a desigualdade está ligada à má distribuição de renda. As terras e acúmulos de bens sempre ficaram nas mãos dos mais ricos, isto é, da minoria. (Abordagem tangencial)
Além da má distribuição de recursos, outros fatores contribuem significativamente para a desigualdade social. A escassez de investimentos em setores vitais como saúde e educação, a carência de oportunidades de emprego dignas e salários justos, e a corrosão da corrupção, que deixa os recursos nacionais para fins de enriquecimento ilícito de políticos, mantêm uma nação presa na armadilha da pobreza extrema. (Abordagem tangencial)
(Boa estratégia coesiva) Portanto é necessário que o Estado, entre administrativo responsável pela promoção do bem comum, intervenha na desigualdade social. Para isso, urge a promoção de campanhas e paletras nas escolas, por meio de professores especialistas no assunto sobre. Isso será feito com a finalidade de irradicara desigualdade. Com isso a questão da desigualdade social no Brasil será amenizada contemporaneidade.
Comentários do corretor
Abordagem tangencial. Reestruture.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 40 | Nível 1 - Apresenta o assunto, tangenciando o tema ou demonstra domínio precário do texto dissertativo-argumentativo, com traços constantes de outros tipos textuais. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 40 | Nível 1 - Apresenta informações, fatos e opiniões pouco relacionados ao tema ou incoerentes e sem defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 40 | Nível 1 - Apresenta proposta de intervenção vaga, precária ou relacionada apenas ao assunto. |
NOTA FINAL: 480 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |
Iara - Correção por Inteligência Artificial
Competência | Nota | Observações |
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Competência 1 | 160 | Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Competência 2 | 120 | Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Competência 3 | 120 | Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Competência 4 | 160 | Articula as partes do texto, com poucas inadequações, e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Competência 5 | 120 | Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
Nota final | 680 | A redação está dentro do esperado para o ENEM, com pontos positivos a serem destacados. Há uma boa argumentação e coesão no texto, mas ainda é possível aprimorar a estruturação e a clareza das ideias. |