Na obra “Ensaio sobre a cegueira”, o escritor José Saramago, versa sobre uma civilização ao qual certos problemas são ignorados, tal como, (Sem vírgula) o bem-estar social é sucateado. Ao sair do viés artístico, e analisar o Brasil contemporâneo (Vírgula) nota-se uma similaridade a este livro, visto que instalações de arquitetura hostil representa um problema no país que corrompe o bem-estar dos indivíduos. A partir desse contexto, convém discutir e analisar a respeito dessa questão. (Formule a tese com clareza)
Em primeira análise, convém destacar que o sistema governamental que abdica de fiscalizar, bem como reverter essas instalações hostil estão indo na contramão do desenvolvimento urbano social. De acordos com estudos do geógrafo Milton Santos, a cidadania só atinge sua eficácia quando os direitos civis, (Sem vírgula) são homogeneamente desfrutados. Todavia, no contexto brasileiro hodierno, esses ambientes ao qual os quais segregam uma parte da população como moradores de rua, cooperam para esse sistema que inviabiliza esses cidadãos se torne algo recorrente. Isso porque, quando não se tem, por exemplo, um mapeamento dos locais nas cidades que monitorem construções que induzem a essa oposição moradores e arquitetura, torna o país um local desumano, a população civil sem casa não tem um abrigo ofertado pelo Estado, e quando vão para rua estão impedidos de usufruir de espaços públicos. Logo, essa realidade precisa de uma mudança. (Delimite as discussões)
(Boa estratégia coesiva) Outrossim, nota-se que a segregação socioespacial demostra uma consequência desse sério problema nacional. Isso porque, o descaso do Estado contribui para que esses civis que seu único lugar ao qual pode chamar de abrigo está devidamente hostil, por exemplo, construções que já são planejadas com esse intuito, do modo de que não se passe a ter pessoas que utilizem do estabelecimento como um abrigo, porém essas construções não se limitam ao privado, muitas instalações públicas também têm esse intuito são bancos ao qual não se tem o conforto de usufruir, acomodações com espaço menor limitando o bem-estar dos indivíduos. Sob a perspectiva da célebre filósofa Hanna Arendt, a nação passou por um grande processo de massificação que já não se percebe os empecilhos enraizados. De fato, ao olhar para o Brasil com a ótica Arendt (Vírgula) nota-se semelhança visto que, ao inviabilizar esse problema resulta numa barreira para o conforto da população em locais públicos. Desse modo, esse comportamento precisa ser alterado. (Melhore a apresentação da discussão)
(Boa estratégia coesiva) Portanto, de maneira que reverta esse quadro além de buscar o bem-estar civil. (Truncamento) Cabe ao Ministério da Cidade, responsável pela pasta do cuidado com áreas urbanas, promover no princípio uma fiscalização e mapeamento de projetos de arquitetura que sejam hostis, com o foco nas grandes capitais ao qual o número de indivíduos em situação de rua é maior, posteriormente cabe uma audiência pública com esses civis inviabilizados e os que estão por trás dessas acomodações, nisso convém um projeto de lei que pare essas construções, além de buscar que essas pessoas ao qual não possuam abrigos, passem a se inserir em locais mais receptivos como (Vírgula) por exemplo, prédios ao qual não estão em funcionamento. Dessa maneira, com essas ações busca-se mitigar a segregação socioespacial, além de extinguir a cegueira social ao qual está inserida a obra de Saramago.
Comentários do corretor
Delimite e explore as discussões com clareza e produtividade. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 120 | Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 120 | Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 720 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |