No livro "Vidas Secas" somos apresentados a vida de uma família nordestina que vive em constante miséria e sofrimento, sendo invisíveis aos olhos da sociedade, decorrente da sua não respeitada cidadania. Em paralelo com a realidade, percebe-se que essa situação é recorrente, especialmente entre as camadas sociais mais pobres, que muitas vezes não possuem acesso a itens essenciais como certidão de nascimento e carteira de identidade. Essa problemática é fruto dos processos históricos de formação social e da falta de medidas de combate em relação ao tema.
Em primeiro plano, é necessário se entender os processos que levaram a esse desafio. Com o advento da república brasileira, também foi definido pelas legislações vigentes aqueles que poderiam exercer a cidadania ou não, na qual eram excluídos as mulheres, os analfabetos e limitava a participação de pessoas de baixa renda. Percebe-se (Vírgula) então, que a exclusão dessas parcelas sociais implicou em uma desigualdade no que tange a participação cidadã, já que muitas vezes os mesmos foram negados aos documentos e não podiam arcar com os custos dessa ação. Como resultado, intensificou-se o processo de invisibilidade social e negação à cidadania. Dessa forma, é necessário a correção desse passado desigual. (Abordagem tangencial)
(Boa estratégia coesiva) Além disso, a inação do governo é determinante nesse assunto. A Constituição Federal de 1988 define que o Estado é responsável pela proteção e inclusão de todos os cidadãos. No entanto, é notável que essa perspectiva não se faz real na prática, já que a obtenção da cidadania universal ainda não foi alcançada e medidas de acessibilidade para os mais prejudicados não foram implementadas nesse processo. Por consequência, esses habitantes encontram grande dificuldade na participação política e civíca, se tornando invisíveis aos olhos sociais. Portanto, é preciso de uma ação incisiva do Estado nessa discussão.
(Boa estratégia coesiva) Diante do exposto, é notório a importância social desse tema. Assim, o Estado, como entidade política soberana, deve articular órgãos públicos em favor da inclusão no registro civil, a partir da fiscalização, que irá identificar aqueles sem registro, e ampliação de fóruns de registro em comunidades e regiões carentes, ampliando o acesso para aqueles mais excluidos. Outrossim, o mesmo Estado, deve realizar campanhas que explicitem os benefícios obtidos pelo registro, que intensificarão a procura pela obtenção dos mesmos. Dessa maneira, poderemos caminhar para uma sociedade justa e igual para todos.
Comentários do corretor
Abordagem tangencial. Delimite e explore as discussões de acordo com o tema proposto.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 200 | Nível 5 - Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizem reincidência. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 40 | Nível 1 - Apresenta o assunto, tangenciando o tema ou demonstra domínio precário do texto dissertativo-argumentativo, com traços constantes de outros tipos textuais. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 40 | Nível 1 - Apresenta informações, fatos e opiniões pouco relacionados ao tema ou incoerentes e sem defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 40 | Nível 1 - Apresenta proposta de intervenção vaga, precária ou relacionada apenas ao assunto. |
NOTA FINAL: 520 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |