Segundo a Lei da Inércia, de Newton, um corpo permanece em movimento se não for exercida força sobre ele. Fora da física, a lei se aplica à arquitetura hostil como forma de exclusão social. Dessa forma, o problema se dá não só pelo preconceito enraizado, como também pela ineficiência governamental. (Muito bem. Contextualizou o tema e formulou a tese)
Diante desse cenário, a existência de uma arquitetura hostil para minorias, (Sem vírgula) demonstra um preconceito enraizado na sociedade. Aporofobia, conceito criado pela filósofa espanhola Adela Cortina, nada mais é do que uma aversão a pobres. Em vista disso, percebe-se que o desconforto em estar no mesmo ambiente que pessoas menos favorecidas (os moradores de rua, nesse caso), (Sem vírgula) torna viável um tipo de arquitetura que impeça a presença dos mesmos em ambientes públicos, mediante a instalação de divisores em bancos de praça, espinhos metálicos nos batentes das paredes, rentes ao chão, dentre outros. Esses são meios de impedir o acesso dessa população e perpetuar a exclusão social no Brasil.
(Boa estratégia coesiva) Ademais, a insuficiência governamental permite que essas construções continuem afastando os cidadãos, principalmente os mais pobres, sem resolver o verdadeiro problema: a desigualdade social. No seriado "Chaves", é possível observar a diferença social entre os moradores da vila, como, por exemplo, Chaves e Quico, pois enquanto o primeiro não consegue se alimentar diariamente, o segundo ostenta seus brinquedos frequentemente. Paralelamente, a realidade hodierna é muito semelhante. A arquitetura é mais uma forma de segregação que tenta mascarar a desigualdade. A ação do governo para retirar a população "indesejada" de locais públicos não deveria ser o anexo de obstáculos para a sua permanência nos mesmos, mas sim, (Sem vírgula) a criação de ambientes que eles possam viver e frequentar de forma digna. Logo, a expulsão velada, mas hostil, não seria mais necessária.
(Boa estratégia coesiva) Portanto, é indispensável a elaboração de medidas para resolver o preconceito e a inércia estatal. O governo federal, em cumprimento do seu dever de proporcionar uma boa qualidade de vida aos brasileiros, deve fazer a retirada dos mecanismos inibidores de populações menos favorecidas e investir na construção de moradias para as mesmas, por meio da realocação de verbas dessas arquiteturas para as construções que buscam trazer mais igualdade, a fim de diminuir essa forma de preconceito e melhorar o bem-estar dos cidadãos. Assim, a lei da física não poderá mais ser aplicada. (Proposta completa)
Comentários do corretor
Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 200 | Nível 5 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 160 | Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 200 | Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 920 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |
Iara - Correção por Inteligência Artificial
Competência | Nota | Observações |
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Competência 1 | 160 | Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Competência 2 | 200 | Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo, e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo. |
Competência 3 | 160 | Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. |
Competência 4 | 200 | Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Competência 5 | 200 | Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
Nota final | 920 | Excelente trabalho! A redação está dentro dos padrões de excelência do ENEM, apresentando uma argumentação clara e bem fundamentada, além de uma linguagem adequada e rica em recursos. Parabéns pela conquista! |