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Arquitetura hostil: um debate importante sobre essa forma de exclusão social

Enviada em: 21/10/2024

Status:

Corrigida
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Segundo a Lei da Inércia, de Newton, um corpo permanece em movimento se não for exercida força sobre ele. Fora da física, a lei se aplica à arquitetura hostil como forma de exclusão social. Dessa forma, o problema se dá não só pelo preconceito enraizado, como também pela ineficiência governamental. (Muito bem. Contextualizou o tema e formulou a tese)

Diante desse cenário, a existência de uma arquitetura hostil para minorias, (Sem vírgula) demonstra um preconceito enraizado na sociedade. Aporofobia, conceito criado pela filósofa espanhola Adela Cortina, nada mais é do que uma aversão a pobres. Em vista disso, percebe-se que o desconforto em estar no mesmo ambiente que pessoas menos favorecidas (os moradores de rua, nesse caso), (Sem vírgula) torna viável um tipo de arquitetura que impeça a presença dos mesmos em ambientes públicos, mediante a instalação de divisores em bancos de praça, espinhos metálicos nos batentes das paredes, rentes ao chão, dentre outros. Esses são meios de impedir o acesso dessa população e perpetuar a exclusão social no Brasil.

(Boa estratégia coesiva) Ademais, a insuficiência governamental permite que essas construções continuem afastando os cidadãos, principalmente os mais pobres, sem resolver o verdadeiro problema: a desigualdade social. No seriado "Chaves", é possível observar a diferença social entre os moradores da vila, como, por exemplo, Chaves e Quico, pois enquanto o primeiro não consegue se alimentar diariamente, o segundo ostenta seus brinquedos frequentemente. Paralelamente, a realidade hodierna é muito semelhante. A arquitetura é mais uma forma de segregação que tenta mascarar a desigualdade. A ação do governo para retirar a população "indesejada" de locais públicos não deveria ser o anexo de obstáculos para a sua permanência nos mesmos, mas sim, (Sem vírgula) a criação de ambientes que eles possam viver e frequentar de forma digna. Logo, a expulsão velada, mas hostil, não seria mais necessária.

(Boa estratégia coesiva) Portanto, é indispensável a elaboração de medidas para resolver o preconceito e a inércia estatal. O governo federal, em cumprimento do seu dever de proporcionar uma boa qualidade de vida aos brasileiros, deve fazer a retirada dos mecanismos inibidores de populações menos favorecidas e investir na construção de moradias para as mesmas, por meio da realocação de verbas dessas arquiteturas para as construções que buscam trazer mais igualdade, a fim de diminuir essa forma de preconceito e melhorar o bem-estar dos cidadãos. Assim, a lei da física não poderá mais ser aplicada. (Proposta completa)

Comentários do corretor


Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita. 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 160 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 200 Nível 5 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 160 Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 200 Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     920


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200


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Aviso de responsabilidade: Este serviço utiliza inteligência artificial fornecida pela OpenAI e está em fase de testes. Embora a avaliação possa ser útil, há a possibilidade de imprecisões e erros, portanto, não podemos garantir total precisão na avaliação fornecidas. Por favor, use as informações fornecidas com critério e sempre verifique com fontes adicionais antes de tomar qualquer decisão importante.
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Competência Nota Observações
Competência 1 160 Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Competência 2 200 Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo, e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo.
Competência 3 160 Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista.
Competência 4 200 Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Competência 5 200 Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
Nota final 920 Excelente trabalho! A redação está dentro dos padrões de excelência do ENEM, apresentando uma argumentação clara e bem fundamentada, além de uma linguagem adequada e rica em recursos. Parabéns pela conquista!
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