O livro “O Cortiço” (Vírgula) do escritor Aluísio de Azevedo, critica severamente a discrepância entre as classes sociais e as mazelas do Rio de Janeiro no século XVIII. Nesse sentido, ainda, no Brasil é evidente as diferenças sociais presente nas cidades, principalmente, quando ocorre a arquitetura hostil que acarreta a exclusão social dos cidadãos. Observam-se, assim, os fatores que desencadeiam o quadro abordado, como: a negligência governamental e a falta de empatia. (Muito bem. Contextualizou o tema e formulou a tese)
Primordialmente, nota-se o descaso do governo agravando a problemática, haja visto a importância de tal agente. Dessa forma, conforme a Constituição Federal de 1988, no Art. 5°, garante o direito à igualdade e do bem-estar dos cidadãos, o que zela pela qualidade e a dignidade da vida humana. No entanto, mesmo que haja leis que afirmam o direito à igualdade, é notório o descumprimento desse direito. Esse descumprimento está relacionado à dificuldade que algumas pessoas enfrentam nas ruas, especialmente, os moradores de rua, devido às barreiras públicas que foram inseridas por exemplo em bancos no ponto de ônibus (Melhore a apresentação dessa discussão), o que causa constrangimento e danificação da dignidade.
(Boa estratégia coesiva) Ademais, salienta-se como a baixa empatia populacional e governamental agrava o imbróglio discorrido. Dessa maneira, a notícia publicada pelo G1 em 2024, abordou o aumento dos moradores de ruas após a pandemia covid-19, o que mostra que os agentes capacitados devem reverter tal situação e garantir a cidadania. Sendo assim, com a presença de impedimentos (barras de ferro, paralelepípedos e elementos pontiagudos) nas vias públicas (Vírgula) esses indivíduos não conseguem dormir em lugares como em bancos de ônibus ou embaixo de ponte, devido a esses percalços que impossibilitam a permanência nesses locais.
(Boa estratégia coesiva) Portanto, conclui-se a importância da reversão do cenário apresentado. Destarte, cabe ao governo federal (Vírgula) com intermédio dos municípios (Vírgula) a retirada de barreiras que resultem na arquitetura hostil, o que garante a pleno direito à dignidade das pessoas. Além disso, com o objetivo de criar maior empatia populacional (Vírgula) é necessário que os agentes supracitados realizem campanhas, através de redes televisivas e sociais, com a finalidade de conscientizar toda a população acerca da importância do tema debatido. Logo, espera-se que as mazelas apresentadas pelo escritor Aluísio de Azevedo não se repitam novamente após tais medidas. (Proposta completa)
Comentários do corretor
As discussões são pertinentes. Mantenha os aspectos positivos.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 200 | Nível 5 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 160 | Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 200 | Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 920 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |
Iara - Correção por Inteligência Artificial
Competência | Nota | Observações |
---|---|---|
Competência 1 | 160 | Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Competência 2 | 160 | Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Competência 3 | 160 | Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. |
Competência 4 | 200 | Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Competência 5 | 200 | Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
Nota final | 880 | Parabéns! A redação está muito bem estruturada e apresenta uma argumentação consistente e coerente. Há um bom domínio da norma culta da língua e o texto demonstra maturidade no tratamento do tema. |