A Constituição Federal de 1988, documento jurídico mais importante do país, prevê em seus artigos a igualdade entre os cidadãos. Contudo, esse conceito não tem se reverberado com ênfase, na prática, quando se observa a arquitetura hostil que prejudica de forma ampla as pessaos em situação de vulnerabilidade. Essa forma de exclusão social tem como alicerces à falta de medidas governamentais e à ignorância social. Logo é algo que precisa ser resolvido e debatido com importância. (Muito bem. Contextualizou o tema e formulou a tese)
Em primeira análise, deve-se ressaltar à ineficaz ação do poder governamental enquanto mantenedora da problemática. Acerca disso, o filósofo inglês Thomas Hobbes, no seu livro "Leviatã", defende a incumbência do Estado de promover meios que auxiliem no progresso da coletividade. As autoridades, entretanto (Vírgula) não vão de encontro com a ideia de Hobbes, uma vez que apesar de já terem criado leis contra a problemática ainda não realizam as devidas ações que resolvam tal impasse. Essa realidade provoca uma grande exclusão social (Vírgula) a o qual prejudica os moradores de rua e pessoas em condições precárias.
(Boa estratégia coesiva) Ademais, nota-se como à ignorância social é um fator crucial que se relaciona com a temática abordada. Nesse aspecto, o filósofo Sócrates diz: "existe apenas um bem, o saber, e apenas um mal, a ignorância. Sob esse viés, percebe-se que sempre o mundo foi dividido entre ricos e pobres, como exemplo disso, pode-se citar o período do Feudalismo no qual a sociedade era dividida por uma pirâmide hierárquica e a base era representada pela classe mais vulnerável. Tal realidade ainda é vista na atualidade e apesar de haver muitas pessoas em situações difíceis, há uma grande preconceito pela sociedade. (Melhore a construção dessa discussão)
(Boa estratégia coesiva) Depreende-se (Vírgula) portanto, a necessidade de resolver tal impasse. Cabe ao Poder governamental Federal, instância máxima de ação executiva, promover as devidas ações contra a problemática, por meio de uma fiscalização adequada, punições rigorosas e políticas públicas a favor de pessoas em situação de rua, a fim de acabar com a arquitetura hostil. Paralelamente o Ministério de Educação, principal órgão de ensino de qualidade para o país, com as escolas, deve proporcionar a conscientização da população, mediante palestras e campanhas educativas, a fim de acabar com o preconceito da sociedade (Melhore a coesão textual) assim a Constituição prevalecerá. (Proposta completa)
Comentários do corretor
As discussões são pertinentes, no entanto precisam ser mais exploradas. Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 200 | Nível 5 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 160 | Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 200 | Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 920 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |
Iara - Correção por Inteligência Artificial
Competência | Nota | Observações |
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Competência 1 | 160 | Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Competência 2 | 160 | Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Competência 3 | 160 | Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. |
Competência 4 | 200 | Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Competência 5 | 200 | Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
Nota final | 880 | Parabéns! A redação está muito bem estruturada e apresenta uma argumentação consistente e coerente. Há um bom domínio da norma culta da língua e o texto demonstra maturidade no tratamento do tema. |