Alicerces da problemática - Banco de redações


Arquitetura hostil: um debate importante sobre essa forma de exclusão social

Enviada em: 21/10/2024

Status:

Corrigida
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A Constituição Federal de 1988, documento jurídico mais importante do país, prevê em seus artigos a igualdade entre os cidadãos. Contudo, esse conceito não tem se reverberado com ênfase, na prática, quando se observa a arquitetura hostil que prejudica de forma ampla as pessaos em situação de vulnerabilidade. Essa forma de exclusão social tem como alicerces à falta de medidas governamentais e à ignorância social. Logo é algo que precisa ser resolvido e debatido com importância. (Muito bem. Contextualizou o tema e formulou a tese)

Em primeira análise, deve-se ressaltar à ineficaz ação do poder governamental enquanto mantenedora da problemática. Acerca disso, o filósofo inglês Thomas Hobbes, no seu livro "Leviatã", defende a incumbência do Estado de promover meios que auxiliem no progresso da coletividade. As autoridades, entretanto (Vírgula) não vão de encontro com a ideia de Hobbes, uma vez que apesar de já terem criado leis contra a problemática ainda não realizam as devidas ações que resolvam tal impasse. Essa realidade provoca uma grande exclusão social (Vírgula) a o qual prejudica os moradores de rua e pessoas em condições precárias.

(Boa estratégia coesiva) Ademais, nota-se como à ignorância social é um fator crucial que se relaciona com a temática abordada. Nesse aspecto, o filósofo Sócrates diz: "existe apenas um bem, o saber, e apenas um mal, a ignorância. Sob esse viés, percebe-se que sempre o mundo foi dividido entre ricos e pobres, como exemplo disso, pode-se citar o período do Feudalismo no qual a sociedade era dividida por uma pirâmide hierárquica e a base era representada pela classe mais vulnerável. Tal realidade ainda é vista na atualidade e apesar de haver muitas pessoas em situações difíceis, há uma grande preconceito pela sociedade. (Melhore a construção dessa discussão)

(Boa estratégia coesiva) Depreende-se (Vírgula) portanto, a necessidade de resolver tal impasse. Cabe ao Poder governamental Federal, instância máxima de ação executiva, promover as devidas ações contra a problemática, por meio de uma fiscalização adequada, punições rigorosas e políticas públicas a favor de pessoas em situação de rua, a fim de acabar com a arquitetura hostil. Paralelamente o Ministério de Educação, principal órgão de ensino de qualidade para o país, com as escolas, deve proporcionar a conscientização da população, mediante palestras e campanhas educativas, a fim de acabar com o preconceito da sociedade (Melhore a coesão textual) assim a Constituição prevalecerá. (Proposta completa)

Comentários do corretor


As discussões são pertinentes, no entanto precisam ser mais exploradas. Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita. 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 160 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 200 Nível 5 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 160 Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 200 Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     920


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200


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Aviso de responsabilidade: Este serviço utiliza inteligência artificial fornecida pela OpenAI e está em fase de testes. Embora a avaliação possa ser útil, há a possibilidade de imprecisões e erros, portanto, não podemos garantir total precisão na avaliação fornecidas. Por favor, use as informações fornecidas com critério e sempre verifique com fontes adicionais antes de tomar qualquer decisão importante.
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Competência Nota Observações
Competência 1 160 Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Competência 2 160 Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Competência 3 160 Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista.
Competência 4 200 Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Competência 5 200 Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
Nota final 880 Parabéns! A redação está muito bem estruturada e apresenta uma argumentação consistente e coerente. Há um bom domínio da norma culta da língua e o texto demonstra maturidade no tratamento do tema.
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