Aldous Huxley defende que:"Os fatos não deixam de existir só porque são ignorados". Tal perspectiva é verificada nas estratégias de design urbano que, de forma camuflada, criam barreiras para alguns grupos, como pessoas em situação de rua, reforçando as desigualdades ao limitar o acesso às áreas comuns. Com isso, emerge um problema sério, em virtude do individualismo e da omissão governamental. (Muito bem. Contextualizou o tema e formulou a tese)
Em primeira análise, o pensamento individual é um problema presente no tema. Para Oscar Wilde: "O egoísmo não é viver a nossa maneira, mas desejar que os outros vivam como nós queremos". Nesse contexto, é notável que a falta de empatia corrobora para a permanência da realização da arquitetura hostil, uma vez que, para muitos, é vista como uma forma de manter a ordem no estabelecimento e evitar a presença de indivíduos indesejados. Isso demonstra o pensamento egoísta, que prioriza o conforto de uns em detrimento da exclusão de outros. Ademais, o individualismo impede a reflexão sobre o porquê essas pessoas buscam amparo nesses espaços, perpetuando o isolamento social desses grupos vulneráveis.
(Boa estratégia coesiva) Além disso, a omissão governamental é um entrave no que tange à questão. Djamila Ribeiro afirma que: "Para pensar soluções para uma realidade, devemos tirá-la da invisibilidade". Dessa forma, percebe-se que o governo tem grande responsabilidade sobre o tema, visto que alguns desses projetos são aprovados pelo próprio Estado (Apresente fatos), o qual não se atenta para a questão da segregação social, negligenciando o cuidado com as pessoas expostas a essas alterações, pois a maioria delas não está frequentando esses lugares porque querem, mas sim porque foram abandonadas e necessitam de acolhimento.
(Boa estratégia coesiva) Portanto, é indispensável intervir sobre o problema. Para isso, o poder público deve investir no debate sobre a arquitetura hostil, por meio da criação de um programa que vise fiscalizar projetos arquitetônicos inadequados e pretensiosos, que possuem como objetivo limitar o acesso às áreas públicas, a fim de democratizar o acesso e tornar as cidades mais inclusivas. Paralelamente, o Estado pode criar parcerias com empresas privadas com o intuito de alocar e empregar essas pessoas em situação de rua, para que reinseridas na sociedade, não seja necessária a permanência nesses locais. (Problema na construção de sentido) Assim, os fatos ficarão em evidência e serão solucionados.
Comentários do corretor
Delimite e explore as discussões de modo mais produtivo. Mantenha os aspectos positivos.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 200 | Nível 5 - Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizem reincidência. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 200 | Nível 5 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 160 | Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 200 | Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 960 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |