Segundo o filósofo Bauman, o Estado é um exemplo de instituição zumbi. Na realidade brasileira (Vírgula) a crítica de Bauman pode ser verificada na questão da arquitetura hostil que urge ser combatida para diminuir a exclusão social. Dessa maneira, torna-se evidente como causas da desigualdade social e a negligência governamental. (Muito bem. Contextualizou o tema e formulou a tese)
Em primeira análise, a desigualdade social mostra-se como um complexo dificultador para a resolução da problemática. Desse modo, o documentário "Onde eu moro" denuncia o aumento de pessoas em situação de rua nos Estados Unidos. Sob esse viés, a exclusão desses grupos vulneráveis, como os moradores de rua e pessoas de baixa renda, é uma forma de privilegiar uma parcela da população, enquanto marginaliza aqueles sem moradia. Destarte, é imprescindível que haja mudança. (Explore mais a discussão)
(Boa estratégia coesiva) Em segunda análise, a negligência governamental apresenta-se como outro fator que influencia a arquitetura hostil. Nessa perspectiva, de acordo com o G1 (Vírgula) cerca de 242 mil vivem nas ruas do Brasil. Nesse sentido, tal cenário revela o descaso do Estado em assegurar direitos básicos a essa comunidade, onde várias capitais adotaram em espaços públicos arquitetura anti-mendigo com o uso de pedras embaixo de viadutos e pinos em frente aos peitoris (Melhore a coesão) isso impede que as pessoas já em situação precária tenham um pouco mais de dignidade e conforto. Dessa forma, é essencial que o governo encerre esse ciclo de desatendimento.
(Boa estratégia coesiva) Convém, portanto, que de modo urgente medidas sejam tomadas. A fim de garantir dignidade de vida, o Ministério dos Direitos Humanos (Vírgula) responsável por promover e assegurar os direitos humanos no Brasil, deve realizar campanhas para a construção de centros humanitários. Essa medida será cumprida por meio de emendas parlamentares. Ademais, o governo deve criar programas de capacitação como minicursos e palestras para diminuiro número de desempregados. A partir destas ações, ao contrário do pensamento de Bauman (Vírgula) o poder público deixará de ser um zumbi. (Proposta completa)
Comentários do corretor
Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 200 | Nível 5 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 160 | Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 200 | Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 920 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |