[Sem título] - Banco de redações


Arquitetura hostil: um debate importante sobre essa forma de exclusão social

Enviada em: 18/10/2024

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

A Constituição de 1988 assegura a todos a igualdade perante a lei, sem distinção de qualquer natureza. Entretanto, percebe-se que, no Brasil, existem grupos de pessoas altamente desfavorecidos no tocante ao processo de acesso à cidade, visto que a arquitetura hostil impede os cidadãos de usar espaços públicos para abrigo e lazer. Nesse contexto, torna-se evidente a negligência estatal, bem como a falta de discussão coletiva. (Muito bem. Formulou a tese)

Inicialmente, a Lei Padre Lancelotti proíbe a arquitetura hostil em espaços públicos. (Truncamento) Mas a lei não está sendo respeitada na prática, já que, (Sem vírgula) as pessoas em situação de rua se deparam com divisórias nos bancos de praças impedindo o descanso e a inclusão desse grupo social e o Estado não incrementa a fiscalização nas cidades que reprime arquitetura excludente, fazendo a lei ser ineficaz na sociedade. (Reestruture e explore de modo produtivo)

(Boa estratégia coesiva) Ademais, Jean Paul Sartre afirma que existe temas banidos da discussão coletiva. Nesse sentido, o pensamento de Sartre torna-se legitimado, isso porque, as pessoas com deficiência se sentem desconfortáveis e excluídas devido ao ambiente urbano hostil e essa situação não é amplamente discutida na sociedade, resultando no impacto negativo do bem-estar psicológico dessas pessoas. (Explore mais a discussão)

​​​​​​​(Boa estratégia coesiva) É evidente, portanto, que medidas são necessárias para resolver esse problema. Dessa maneira, o Estado, autoridade responsável pela tranquilidade dos cidadãos, deve construir praças e parques de acolhimento, por meio de verbas públicas, com o propósito de garantir a inclusão de toda a população nos ambientes urbanos. (Proposta incompleta)

Comentários do corretor


Mantenha os aspectos positivos. Bom estudo. 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 160 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 200 Nível 5 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 120 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 160 Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     840


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200


Iara - Correção por Inteligência Artificial

Novo método de correção de redação criado pelo Brasil Escola , que utiliza Inteligência Artificial para avaliar seu texto.
Aviso de responsabilidade: Este serviço utiliza inteligência artificial fornecida pela OpenAI e está em fase de testes. Embora a avaliação possa ser útil, há a possibilidade de imprecisões e erros, portanto, não podemos garantir total precisão na avaliação fornecidas. Por favor, use as informações fornecidas com critério e sempre verifique com fontes adicionais antes de tomar qualquer decisão importante.
logo BRASIL eScola
Competência Nota Observações
Competência 1 160 Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Competência 2 160 Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Competência 3 120 Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Competência 4 200 Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Competência 5 160 Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
Nota final 800 A redação está dentro do esperado para o ENEM, com pontos positivos a serem destacados. Há uma boa argumentação e coesão no texto, mas ainda é possível aprimorar a estruturação e a clareza das ideias.
Compartilhar resultados!