A Constituição de 1988 assegura a todos a igualdade perante a lei, sem distinção de qualquer natureza. Entretanto, percebe-se que, no Brasil, existem grupos de pessoas altamente desfavorecidos no tocante ao processo de acesso à cidade, visto que a arquitetura hostil impede os cidadãos de usar espaços públicos para abrigo e lazer. Nesse contexto, torna-se evidente a negligência estatal, bem como a falta de discussão coletiva. (Muito bem. Formulou a tese)
Inicialmente, a Lei Padre Lancelotti proíbe a arquitetura hostil em espaços públicos. (Truncamento) Mas a lei não está sendo respeitada na prática, já que, (Sem vírgula) as pessoas em situação de rua se deparam com divisórias nos bancos de praças impedindo o descanso e a inclusão desse grupo social e o Estado não incrementa a fiscalização nas cidades que reprime arquitetura excludente, fazendo a lei ser ineficaz na sociedade. (Reestruture e explore de modo produtivo)
(Boa estratégia coesiva) Ademais, Jean Paul Sartre afirma que existe temas banidos da discussão coletiva. Nesse sentido, o pensamento de Sartre torna-se legitimado, isso porque, as pessoas com deficiência se sentem desconfortáveis e excluídas devido ao ambiente urbano hostil e essa situação não é amplamente discutida na sociedade, resultando no impacto negativo do bem-estar psicológico dessas pessoas. (Explore mais a discussão)
(Boa estratégia coesiva) É evidente, portanto, que medidas são necessárias para resolver esse problema. Dessa maneira, o Estado, autoridade responsável pela tranquilidade dos cidadãos, deve construir praças e parques de acolhimento, por meio de verbas públicas, com o propósito de garantir a inclusão de toda a população nos ambientes urbanos. (Proposta incompleta)
Comentários do corretor
Mantenha os aspectos positivos. Bom estudo.
Competências avaliadas
Competência
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Nota
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Motivo
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Domínio da modalidade escrita formal
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160
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Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
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Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa
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200
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Nível 5 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo.
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Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista
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120
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Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
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Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação
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200
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Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
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Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos
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160
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Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
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NOTA FINAL: 840
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Veja abaixo a nota relacionada a cada nível |
Nível 0 |
Nota 0 |
Nível 1 |
Nota 40 |
Nível 2 |
Nota 80 |
Nível 3 |
Nota 120 |
Nível 4 |
Nota 160 |
Nível 5 |
Nota 200 |
Iara - Correção por Inteligência Artificial
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Competência |
Nota |
Observações |
Competência 1 |
160 |
Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Competência 2 |
160 |
Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Competência 3 |
120 |
Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Competência 4 |
200 |
Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Competência 5 |
160 |
Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
Nota final |
800 |
A redação está dentro do esperado para o ENEM, com pontos positivos a serem destacados. Há uma boa argumentação e coesão no texto, mas ainda é possível aprimorar a estruturação e a clareza das ideias. |
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